Em poucos dias, a situação foi resolvida pacificamente, mas a tensão permanece

Fonte: Portas Abertas

Mesmo no leito de morte, a senhora recém-convertida foi perseguida (foto representativa)

A discriminação pela fé na Ásia Central é muito comum. A família de Elisha, uma cristã da Ásia Central, comprovou essa realidade quando o sepultamento de uma senhora que ela havia evangelizado se tornou um conflito com a comunidade. A senhora estava em estágio terminal quando aceitou a Jesus. A família dela descobriu a conversão e foi quando o conflito começou.  

Parentes muçulmanos radicais da senhora recém-convertida se juntaram para oprimir Elisha e a mãe, que também é cristã, por compartilharem o evangelho na região. As mulheres foram as mais prejudicadas no ataque. Elisha e outras pessoas foram espancadas com violência, até mesmo a jovem que abriu a porta, que era parte da família muçulmana, foi agredida por receber a cristã na casa.  

Mesmo a senhora recém-convertida que estava no leito de morte foi perseguida e outros parentes cristãos dela também foram pressionados. A parte da família muçulmana e líderes islâmicos locais intimidaram a senhora com ameaças de não cremar o corpo dela quando morresse e de que ela não teria um lugar para ser sepultada no cemitério se não abandonasse o cristianismo antes de morrer. 

Salvação em meio ao conflito 

Todos os cristãos locais se juntaram em oração pela situação e outros seguidores de Jesus nas proximidades também foram impactados. Por fim, uma cova foi separada para a cristã no cemitério local. Apesar das discussões, não houve ataques à comunidade cristã a não ser os casos de agressão física a Elisha. Apesar da resolução pacífica, o incidente trouxe consequências sérias.  

A comunidade islâmica está com muita raiva pelo fato de uma mulher cristã ter sido sepultada em um cemitério muçulmano onde nenhum cristão jamais havia sido enterrado. A questão se tornou um assunto muito sensível e desperta a preocupação de que outra situação como essa possa resultar em violência em breve. 

Apesar dos reveses, no meio da discussão, parentes de Elisha que moram na região se entregaram a Jesus depois de ouvirem o testemunho da mãe de Elisha, que prega com ousadia na Ásia Central. Mas também, por causa do conflito, todos os cristãos locais estão sob pressão intensa – agressões físicas, humilhação, ameaças e xingamentos.  

Risco de novos ataques 

Elisha e a mãe permanecem firmes na fé em Cristo apesar do sofrimento e da profunda dor. Mas os cristãos recém-convertidos da família dela ainda não estão fortes o suficiente na fé, por isso o conflito tornou a situação ainda mais difícil para eles. Por isso, é importante orarmos por eles para que consigam resistir.      

Por causa do risco de que um grupo ainda maior de muçulmanos radicais atacassem Elisha e a mãe em breve, membros da igreja local e de outras igrejas próximas se uniram para proteger as cristãs e os familiares delas recém-convertidos ao cristianismo.  


A postura quanto aos cristãos se deteriorou muito depois do conflito. Elisha e a família ainda recebem ameaças e maldições por mensagens no telefone com profunda aversão à fé cristã e à pregação do evangelho. Ore por Elisha e pela igreja na Ásia Central.  

Ajude a Igreja Perseguida na Ásia Central 

A Portas Abertas ajuda cristãos na Ásia Central por meio da distribuição de literatura cristã, treinamento bíblico e ajuda emergencial. Com uma doação, você mostra que nossos irmãos na fé perseguidos não estão sozinhos e ajuda mais pessoas a conhecerem a Jesus na região.   

Pedidos de oração 

  • Ore pela seguraça de Elisha, da mãe e dos cristãos locais.  
  • Interceda por força e sabedoria para os cristãos recém-convertidos diante da pressão.  
  • Peça a Deus para que aqueles que perseguem os cristãos sejam alcançados pelo amor de Deus.  

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.