Relembre as histórias marcantes da Igreja Perseguida em 2023

Fonte: Portas Abertas

Hoje celebramos o fim de 2023 e aguardamos com esperança 2024. Para fechar o ano, vamos continuar relembrando algumas das principais notícias do ano e compartilhar uma oração especial de um jovem cristão perseguido pelo novo ano. Você também poderá descobrir como se envolver com a Igreja Perseguida em 2024.  

Guerra entre Israel e Hamas 

Um dos momentos mais impactantes deste ano foi quando o grupo extremista Hamas lançou mísseis contra Israel despertando um conflito violento que ceifou milhares de vida e tornou milhares de cristãos perseguidos em deslocados internos. O luto e a tensão ainda não cessaram. Apesar de promessas de acordos, na prática, a violência continua atordoando a vida das vítimas em Israel e nos Territórios Palestinos.

A crise mobilizou a igreja brasileira em oração e no cenário de instabilidade, em Gaza, a maioria dos cristãos se abrigaram em igrejas locais, pois acreditavam que seriam os únicos locais seguros em meio aos bombardeios. Ainda assim, alguns deles foram atingidos em hospitais e outros edifícios cristãos onde estavam escondidos.  

Livres dos sequestradores 

Na África, dois missionários cristãos também foram libertos após anos de sequestro. Em março, Jeffery Woodke foi liberto após quase sete anos de sequestro no Níger. Ele atuava há 24 anos em projetos de ajuda humanitária quando foi levado por um grupo de extremistas. Ele foi transferido para os Estados Unidos onde pôde reencontrar a família e agradecer pela liberdade. Alguns meses depois, Ken Elliot, um médico de 88 anos, que serviu por mais de 40 anos em Burkina Faso e foi raptado em 2016, foi liberto e retornou seguro para a casa na Austrália. 

Jeffery Woodke passou quase sete anos em cativeiro no Níger (foto: World Watch Monitor) 


Em maio, 14 meninas de Chibok foram devolvidas para casa. Elas fazem parte do grupo de 275 meninas sequestradas em 2014 em uma escola na Nigéria. Já no final do ano, Treasure Ayuba, o último dos 121 estudantes mantidos reféns na Nigéria, após o sequestro da Escola Batista Bethel em 2021, voltou para casa. As famílias ficaram profundamente alegres e gratas. Também, após muito tempo, houve a confirmação de que a cristã Leah Sharibu está viva na Nigéria; no entanto, ela continua em cativeiro.  

Oeste Africano sob ataque 

Em 2023, algumas nações do Oeste Africano foram especialmente fragilizadas por ataques extremistas. Grupos radicais fulanis, membros do ISWAP e Boko Haram conquistaram territórios em Burkina FasoNigériaMali e Níger. No Níger, o golpe militar que desestabilizou o governo que já era frágil permitiu o avanço de jihadistas que procuram minar as comunidades cristãs nas áreas rurais.  

Deslocados internos no Níger 

Em setembro, uma onda de insegurança também causada por extremistas atingiu o Mali com quase mil ataques violentos a diversos vilarejos. Já Burkina Faso, perdeu 40% do território para grupos radicais islâmicos, tornando os cristãos ainda mais vulneráveis. Na Nigéria, os extremistas realizaram diversos sequestros. Você pode socorrer nossos irmãos na fé perseguidos na África Subsaariana em 2024. Participe do Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2024 e ajude a Igreja Perseguida a resistir com coragem e esperança no continente mais letal para os cristãos. 

Oração pelo ano novo  

Senhor, nós oramos pelo novo ano que preparou para nós. Confiamos nossa vida em suas mãos porque o Senhor tem nos protegido até agora, por isso agradecemos. O Senhor protegeu nossa vida, toda a glória seja dada ao Senhor. Em nome do Pai e do Filho, amém.”

Shadrack, jovem cristão da República Centro-Africana  


Que a gratidão e o amor a Deus que Shadrack demonstrou nessa oração encontrem lugar no seu coração e que 2024 seja um ano muito abençoado para você, sua família e sua igreja. Somos imensamente gratos por cada oração, doação, cartão de encorajamento e outras formas de apoio da igreja brasileira à Igreja Perseguida. Foi um ano abençoado graças a você! Obrigado e esperamos continuar a caminhada juntos em 2024 pela nossa família da fé perseguida. Feliz Ano Novo! 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.