O país que já teve um dos maiores números de cristãos do Oriente Médio precisa de intercessão

Fonte: portasabertas

Um dos berços do cristianismo, o Iraque ocupa a 13ª colocação na Lista Mundial de Perseguição e enfrenta a opressão islâmica, o antagonismo étnico, a corrupção e o crime organizado. Apesar da derrota territorial do Estado Islâmico (EI), o país que já foi uma das maiores comunidades cristãs do Oriente Médio precisa de oração.

Derivado de um braço do grupo extremista Al-Qaeda no Iraque, o Estado Islâmico foi uma reação à entrada dos Estados Unidos em 2003 no país. Em 2014, o EI instituiu um “califado” na região do Iraque e Síria que perseguiu, escravizou e assassinou milhares de pessoas de minorias religiosas e até mesmo de muçulmanos não radicais. Desde então, uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, foi formada para impedir o avanço e domínio desse grupo. Os deslocamentos, as mortes e a destruição da infraestrutura desses países são alguns dos rastros deixados pelo EI. 

Veja 12 motivos de intercessão pela nação que ainda suporta as faltas de paz e infraestrutura:

1 – Ore pelas famílias cristãs forçadas a deixar Mosul em 2014. Elas não têm condições de voltar para suas casas porque a cidade está destruída e a segurança local é instável. Clame pela igreja em Mosul, para que o cristianismo lá não tenha um fim.

2 – Interceda por proteção e segurança das pessoas que estão viajando pelas estradas do Iraque. As principais vias e suas infraestruturas estão precárias e isso tem causado muitas mortes por acidentes de carros. Nossos parceiros e membros das igrejas locais também correm esse risco porque viajam pelo país.

3 – Peça a Deus pelo início do novo ano letivo no Iraque. O país precisa oferecer melhor estrutura, recursos e estabilidade aos alunos e professores. Os educadores necessitam de sabedoria e coragem para enfrentar os desafios de ensinar toda uma geração, e assim elevar o nível de educação na nação.


4 – Shmon Al Safaa, a antiga escola cristã de Mosul criada em 1855, foi uma das mais importantes instituições do Iraque. Mas desde a ocupação do Estado Islâmico, a escola se tornou um depósito de lixo e tem nas paredes as marcas do período da invasão. Interceda para que os cristãos consigam voltar à cidade e ocupar o espaço de aprendizado novamente.

5 – Ore pela juventude e pelo futuro do Iraque. Graduados protestaram em frente ao Ministério de Educação Superior no centro de Bagdá, pois precisam de trabalho. Milhões de pessoas que saíram das faculdades estão sem serviço e lutam para encontrar empregos.

6 – Clame pelo fortalecimento dos nossos irmãos, irmãs e líderes das igrejas em Bagdá para que permaneçam firmes em meio à violência e ataques à bomba. O número de cristãos vem declinando há anos no país.

7 – Após a invasão do Estado Islâmico na cidade de Qaraqosh no dia 6 de agosto de 2014, Sanaa teve o marido e filhos sequestrados. Ela está ansiosa esperando o retorno deles, e deseja pelo menos notícias sobre seus paradeiros. Ore para que Deus a fortaleça e dê paciência nesse momento delicado.

8 – Interceda pelos fazendeiros do Iraque que têm enfrentado uma queda da produção devido à falta de investimentos governamentais em agricultura moderna. Os produtos nacionais são negligenciados e o país está dependendo de importação dos países vizinhos. Isso tem resultado no crescimento do desemprego.

9 – Peça ao Pai pelo programa de treinamento de jovens da Planície do Nínive, para que eles sejam capacitados por Deus para tomar decisões certas em suas vidas e recebam coragem para enfrentar as dificuldades.

10 – Famílias cristãs da Planície do Nínive precisam de orações. Muitas delas enfrentam dificuldades por causa dos deslocamentos e do desemprego. Os que já retornaram sentem a instabilidade em relação à segurança, já que há presença de grupos milicianos e alguns conflitos ainda continuam. Ore pela paz e por projetos que impulsionem o desenvolvimento financeiro dessas famílias e comunidades.

11 – Os serviços administrativos do governo do Iraque têm desacelerado causando dificuldades para muitas pessoas que enfrentam processos burocráticos. Peça a Deus para colocar um fim na corrupção e dar sabedoria aos departamentos governamentais.

12 – Anos de guerra no Iraque têm destruído a infraestrutura do país e muitos monumentos culturais e históricos, assim como o sistema econômico. Isso tem causado sofrimentos psicológicos e físicos para muitas pessoas. Ore por paz e conforto aos que enfrentam as consequências da guerra.

Invista na reconstrução de casas de cristãos no Iraque!

Após a retirada do EI, os cristãos estão retornando para suas cidades com o objetivo de restabelecer a vida em meio às ruínas. A Portas Abertas apoia um projeto de reconstrução de casas e igrejas e convida você para transformar o presente e futuro dessas vidas marcadas pela guerra. 

Com uma contribuição de R$ 94,80, você ajuda os iraquianos a voltarem para seus lares e ainda permite que eles tenham um lugar de culto onde poderão aprender a serem discípulos de Cristo mesmo em meio às dificuldades. Doe agora!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.