Crise em Manipur e guerras no Oriente Médio são parte dos desafios dos cristãos locais

Fonte: Portas Abertas

Segundo a pesquisa mais recente da Portas Abertas para a Lista Mundial da Perseguição 2024, os países do continente asiático se destacam no aumento da violência e da pressão contra os seguidores de Jesus. A região é composta pelo Leste e Sudeste AsiáticoOriente MédioÁsia Central e Sul da Ásia. Entenda os principais fatores e tendências que causaram esse resultado.  


Um dos primeiros fatores no Sudeste Asiático é a proximidade das eleições na Índia. O governo federal do partido BJP pretende tornar a Índia totalmente hindu. O grupo de apoiadores da proposta continua crescendo assim como a intolerância contra minorias cristãs em alguns estados. Além disso, o conflito no estado de Manipur entre os grupos indígenas da comunidade meitei e kuki impactou a vida dos cristãos perseguidos no país.  


A crise em Manipur deixou um rastro de destruição de casas e igrejas e tornou 62 mil seguidores de Jesus em deslocados internos. Os vestígios da proposta de tornar a lei anticonversão nacional também aumentou a pressão sobre as igrejas na Índia, de modo que a legislação, usada em muitos estados para prender sem julgamento cristãos, ameaça muitos seguidores de Jesus na Índia de serem presos.   

A igreja resiste em meio à pressão na Ásia 

No Oriente Médio e na Ásia Central, compostos em grande parte por países de maioria islâmica, seguir a Cristo se tornou ainda mais difícil. O contexto de guerra no Iêmen e na Síria deixa os cristãos que já eram marginalizados em uma situação ainda mais vulnerável. A situação se tornou tão crítica na Síria a ponto de o país passar de perseguição severa em 2023 para os 13 países com perseguição extrema em 2024.  


No Iraque, os vestígios do Estado Islâmico continuam motivando cristãos a deixarem a terra natal em busca de um novo começo e liberdade religiosa. No Irã, o número de prisões arbitrárias, sem direito a julgamento também cresceu, assim como o fechamento de igrejas e o aumento da vigilância em países como Uzbequistão e Quirguistão


Por fim, no Leste da Ásia, está o país perigoso para os cristãos que desde 2023 restabeleceu a primeira posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024. Outras nações vizinhas como a China também mantêm alta posição no ranking da LMP 2024 com grande vigilância, especialmente por meio de ferramentas digitais, em busca de cristãos e igrejas secretas. Apesar de toda pressão e oposição, a igreja de Cristo continua resplandecendo sua luz mesmo nos lugares mais escuros.  

Entenda a perseguição aos cristãos na LMP 2024 

Baixe agora mesmo o mapa e o e-book da Lista Mundial da Perseguição 2024. Basta cadastrar seu e-mail para acessar esse material completo e gratuito para que você saiba como ajudar nossa família da fé perseguida.     

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.