Pouco depois de perder a filha, a cristã Bethany foi raptada e estava sem esperança

Por meio do projeto de cuidados pós-trauma na Nigéria, a cristã está se recuperando

Bethany* viveu desafios que muitas pessoas não conseguiriam suportar. Mary*, filha de Bethany, foi raptada em um ataque de extremistas fulani no Noroeste da Nigéria. A jovem e outras três mulheres ficaram 54 dias em cativeiro e, nesse período, foram abusadas sexualmente repetidas vezes conforme testemunho publicado na Revista Portas Abertas de junho deste ano.  


Para libertar a filha, Bethany pagou um regaste muito alto que levou todas as economias da família. A alegria de ter a filha de volta durou pouco tempo. Mary adoeceu e após alguns meses faleceu. Pouco depois, a própria Bethany foi sequestrada enquanto estava trabalhando na roça. “A vida nas mãos dos sequestradores é uma experiência que nunca vou esquecer. Eu só conseguia chorar, dia e noite, e pedir a Deus que me resgatasse. Senti a dor que minha filha, Mary, sentiu ao ser raptada no ano passado”, conta a cristã.  


“Ficava me perguntando ‘por que eu?’ Eu ainda estava sofrendo por causa do abuso sexual que aqueles homens cruéis cometeram contra minha filha, e depois, a dor de perdê-la quando achava que tinha chegado o tempo de Deus enxugar minhas lágrimas. Esses eventos me deixaram de coração partido e sem esperança.”

A dor não é o fim 

Após um mês com os sequestradores, Bethany foi liberta. As cicatrizes dos atos terríveis aos quais ela foi subjugada permanecem. Essa poderia ser só mais uma história triste de perseguição a cristãos na África Subsaariana, a região mais violenta e mortal para os seguidores de Jesus da Lista Mundial da Perseguição 2023. Mas a história de Bethany não termina assim.  


A cristã está cheia de gratidão pelo apoio e pelas orações dos cristãos no mundo todo. “Não pensava que estaria viva hoje.” Parceiros locais da Portas Abertas estão a acompanhando de perto para ajudá-la com cuidados pós-trauma. “Lembro quando minha filha participava do projeto de cuidados pós-trauma. Ela voltava cheia de esperança e amor. Todos em nossa comunidade comentavam o quanto ela havia mudado”, afirma Bethany.  


Por meio dos cuidados pós-trauma, Bethany reencontra esperança. “O tempo que passei no centro [de cuidados pós-trauma] me trouxe esperança, alegria e confiança no amor de Deus por mim. Esses ensinamentos são tão práticos. Senti que o programa havia sido feito especificamente para mim. Ouvir as outras mulheres contando suas histórias me ajudou a saber que eu não estou sozinha”, afirma a cristã.  


Uma das partes do projeto é uma sessão em que mulheres se reúnem, juntam tudo que é um peso para elas e com uma tachinha prendem em uma cruz que nossos parceiros colocam no espaço. Essa atividade foi muito significativa para Bethany como forma de representar o ato de deixar nossos fardos na cruz, aos cuidados de Jesus, e assim descansar. 

Descanso em Jesus 

“A melhor parte do programa foi ‘levar minhas dores para a cruz’. Deixar tudo que me deixava triste aos pés de Jesus me trouxe paz e alegria.” A cristã agradece por encontrar esse local de cura e paz na Nigéria que você ajuda a sustentar.   


“Agradeço a Deus por permitir que vocês nos ajudassem a remendar os corações partidos. Eu me lembro de quando minha filha voltava desse lugar. Não imaginava que um dia eu estaria aqui, vivendo a mesma experiência. Se não fosse o projeto de cuidados pós-trauma, eu não sei se estaria viva hoje. Talvez eu tivesse tirado minha própria vida por causa da dor insuportável que estava sentindo. Mas Deus não acabou sua missão comigo. Obrigada.”  


Pouco antes de morrer, Mary planejava fazer uma surpresa para a mãe. Ela comprou um terreno e pretendia oferecer uma casa para a família morar. Apesar da partida repentina da cristã, parceiros locais deram continuidade ao projeto e o sonho de Mary se concretizou. Bethany conheceu a casa nova recentemente e quando viu a surpresa louvou em profunda comoção a Deus. Agradecemos a você, querido parceiro, que tornou possível amenizar a dor da nossa irmã na fé e socorrê-la em sua necessidade urgente.  


*Nomes alterados por segurança.

Desperta África 

Em 26 de maio de 2024, vamos levantar um clamor em prol da África Subsaarina, a região mais letal para os cristãos, no Domingo da Igreja Perseguida (DIP 2024). Ajude cristãos como Bethany que precisam urgentemente de nossa oração. Inscreva agora sua igreja. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.