Igreja se tornou oásis para cristãos e seus perseguidores na Etiópia

Ter acesso a água potável é um direito básico de qualquer cidadão, mas em diversas comunidades na Etiópia isso é negado para alguns cristãos. No entanto, uma igreja local não respondeu a essa injustiça com ódio, ela se tornou um oásis, pois recebeu recursos e construiu um poço para fornecer água potável para todos na comunidade.

O pastor Eliso (pseudônimo) que lidera a pequena igreja de apenas um cômodo testemunha:   “Por causa deste poço, o evangelho está sendo pregado livremente. A vida das pessoas está mudada.” No entanto, a situação dos cristãos nessa comunidade era difícil. “No nosso tempo de adoração e de partilha do evangelho, a comunidade atirava pedras e nos insultava, e esses eram alguns dos problemas mais fáceis que enfrentávamos. Os ataques invisíveis nos causaram o maior sofrimento. Os cristãos não podiam circular livremente dentro da comunidade. Eles eram considerados infiéis, nós éramos insultados” compartilha o líder cristão

Além disso, os cristãos protestantes eram vistos incapazes pela comunidade e autoridades. Muitos seguidores de Jesus foram presos, agredidos e taxados como criminosos porque compartilharam o evangelho. A situação se agravou com os conflitos étnicos entre 2018 e 2021 e a pandemia de COVID-19.

Água Viva para todos

Os parceiros locais da Portas Abertas encontraram e apoiaram a igreja do pastor Eliso e de outros líderes cristãos afetados pela pressão e violência, apesar da distância de suas comunidades. “Eles viram que não tínhamos água potável e começamos a conversar sobre o valor de um projeto de água e qual o impacto que poderia ter na situação de perseguição dos cristãos e da comunidade. Se oferecêssemos água limpa sem preconceitos ou pagamentos, esta água poderia trazer reconciliação”, revela o pastor.

Em 2022, os recursos chegaram e começou a construção do poço, de onde as pessoas retirariam água potável, enquanto ouviam canções e testemunhos sobre Jesus. “Os voluntários cavaram o poço a cerca de 15 metros de profundidade, os homens trabalharam durante um mês inteiro. Cerca de 10 cristãos se ofereceram como voluntários e outros especialistas nesta área também vieram nos apoiar”, celebra o pastor Eliso.

Hoje, mil famílias são beneficiadas com a água desse poço, que serve para uso doméstico e agrícola. “O projeto da água trouxe reconciliação de muitas maneiras, as pessoas cumprimentam-se e ouvem-se umas às outras agora. Os visitantes ouvem músicas gospel no complexo, o que nunca aconteceu antes. Os cristãos estão agora em posições de liderança nos municípios locais. A comunidade diz que os cristãos podem ser administradores, podem prestar um serviço honesto”, finaliza o líder cristão.

Dê um presente de esperança!

A falta de água e a perseguição aos cristãos são problemas comuns na Etiópia. Mas você pode ajudar a mudar isso ao apoiar projetos de construção de poços de água em igrejas locais. Clique no link saiba mais e ajude a matar a sede física e espiritual de cristãos e seus perseguidores.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.