A nação está em evidência por sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2022, mas nossos irmãos precisam de orações

Fonte: Portas Abertas

Desde 1878, na data de 18 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Catar. O sistema do país é absolutista e hereditário, comandado pela Casa de Thani desde meados do século 19. As posições mais importantes no país são ocupadas exclusivamente por membros ou grupos próximos à família al-Thani.

Antes conhecida como uma nação pobre de pescadores, o Catar tornou-se um país próspero e moderno, devido à exploração de campos de petróleo e gás. Com uma população estimada em 2,7 milhões de habitantes, há muitos trabalhadores estrangeiros no Catar, especialmente da ÍndiaNepalBangladeshPaquistãoSri Lanka, Filipinas e outros países. Vale destacar, ainda, que o país é um dos poucos em que os cidadãos não pagam impostos.

Atualmente, o Catar ocupa a 27ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020, e o principal tipo de perseguição que afeta a vida dos cristãos no país é a opressão islâmica. A sociedade do Catar é vinculada a normas conservadoras islâmicas, impostas pelos cidadãos comuns e pelo governo. A religião do Estado é o islamismo wahhabi, estritamente conservador. 

O grupo de cristãos no país é composto majoritariamente por trabalhadores estrangeiros, e os mesmos experimentam perseguição em todos os níveis da sociedade: governo e comunidade. Os cataris que se convertem do islamismo ao cristianismo ainda enfrentam perseguição no seio familiar. Nenhuma outra religião, que não o islamismo, é vista como uma fé aceitável e a sharia (conjunto de leis islâmicas) prescreve uma ampla gama de regras para a vida pessoal, familiar e comunitária. 

O governo catari até permite que os cristãos adorem a Deus, mas em público somente em lugar designado, fora da capital Doha. Além disso, evangelizar muçulmanos é rigorosamente proibido e pode levar a punições e expulsões do país. Vale lembrar, por fim, que o país está em evidência na mídia internacional por ser a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol, em 2022. Por isso, nesse Dia Nacional do Catar, estenda suas orações a essa nação que tanto precisa conhecer o amor de Deus.

Pedidos de oração 

  • Interceda pelos cristãos isolados no Catar, que sejam encontradas formas de discipulá-los e encorajá-los a continuarem firmes. 
  • Peça para que trabalhadores estrangeiros cristãos sejam capazes de mostrar o amor de Deus aos seus empregadores.
  • Clame em favor dos cristãos ex-muçulmanos, para que tenham sabedoria e discernimento para compartilhar a fé com seus familiares.