Vilas onde cristãos assírios moravam ficaram destruídas pelos bombardeios

Fonte: Portas Abertas

No dia 28 de maio, um vilarejo que era habitado predominantemente por cristãos, no Norte da Síria, foi bombardeado e está quase inabitado. Alguns pensam que a guerra na Síria terminou, já que não há muitas notícias novas sobre isso na mídia. No entanto, quase diariamente, há bombardeios e tiroteios no país. Um incidente recente aconteceu em Tal Tawil, uma pequena vila no Norte da Síria.  

Fotos de uma igreja danificada foram compartilhadas no Facebook. Uma organização parceira da Portas Abertas na Síria confirmou que essas imagens são verídicas. “Essa região é regularmente atacada pela Turquia e seus aliados. A igreja foi atingida por canhões e mísseis”, disse um membro da organização. 

Há 10 anos em guerra, a Síria acumula um histórico de cidades e igrejas totalmente destruídas
Crédito: Portas Abertas

A vila de Tal Tawil fica na margem fértil do rio Khabur. Muitas das vilas na região são conhecidas como áreas cristãs por serem habitadas há muito tempo por cristãos assírios. Na vila, as casas também foram danificadas pelo bombardeio. “Os cristãos são poucos agora, muitos foram embora nos últimos anos. Eles recebem ameaças de uma invasão turca diariamente. Há um grande medo de que se essa invasão se completar, toda a área de vilas cristãs se torne bases das forças armadas turcas”, disse um membro da organização. 

Muitos cristãos fugiram para Tel Tamr, quase dez quilômetros a leste de Tal Tawil. Desde 2016, as Forças Armadas da Turquia têm tomado territórios da Síria. Os sírios temem a invasão anunciada recentemente por Erdogan, presidente da Turquia, no Norte da Síria. Erdogan afirmou que enviará uma iniciativa militar para invadir o Nordeste de Aleppo, cidade síria. Essa é uma parte do plano turco, que quer firmar uma base militar de 30 km na Síria na fronteira entre esses dois países. Na região moram muitos cristãos de origem muçulmana que ficam ainda mais vulneráveis por causa do conflito. 

Preserve igrejas históricas no Oriente Médio 

Como as vilas cristãs que estão desaparecendo na Síria, igrejas do início do cristianismo estão desfalecendo em todo o Oriente Médio. Leis e proibições de novos membros tornam a existência dessas igrejas históricas muito difícil. Com esta campanha, a Portas Abertas socorre essas igrejas que correm sério risco de desaparecer. Faça parte e faça a diferença na história do cristianismo e do cristão perseguido na Síria. 

 
Pedidos de oração 

  • Ore pelos cristãos no Norte da Síria que temem a invasão turca. Que seus corações descansem no Senhor. 
  • Ore pelos que precisaram fugir de casa por causa dos bombardeios. Que eles encontrem abrigos seguros e reconstruam suas vidas com a provisão de Deus. 
  • Peça ao Senhor que reestabeleça a paz na Síria. Que nossos irmãos em Cristo desfrutem sempre da “paz de Deus que excede todo o entendimento” (Fp 4.7a), especialmente diante das incertezas. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.