Neste Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, lembre-se de orar por nossos irmãos

Fonte: portasabertas

Em 23 de setembro de 1999, os países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o tráfico de mulheres escolheram a data como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A ação foi inspirada na Argentina, que em 1913, promulgou a Lei Palácios, criada para punir quem promove ou facilita a prostituição e a corrupção de menores de idade. Isso motivou outros países a protegerem a população, sobretudo mulheres e crianças, contra a exploração sexual e o tráfico de pessoas.

O tráfico de pessoas pode ser definido como “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação. Também está associado ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração”. Esse conceito foi estabelecido conforme o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Palermo, 2000).

Apesar de ser um crime internacional, em muitos países a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças ainda é uma ferramenta de perseguição contra cristãos. A Nigéria, por exemplo, é um dos países que registra esse tipo de atividade com frequência. O Boko Haram, principal grupo extremista do país, costuma sequestrar mulheres e, em seus cativeiros, abusa delas. Muitos são os relatos de mulheres que tiveram “filhos do Boko Haram”, divulgados até mesmo pela mídia internacional.

Esther* é um exemplo. A cristã nigeriana foi mantida em cativeiro pelo Boko Haram por mais de três anos. Durante esse tempo, ela testemunhou mortes e sofreu abusos. Ela conseguiu escapar, mas sua família rejeitou a filha, Rebecca, que nasceu no período em que estava presa.

Em países do Oriente Médio, onde a figura masculina é quem governa a casa e a família, as mulheres que são encontradas sozinhas por terem sido deserdadas por causa da fé, são alvos de agressão, sequestro e exploração sexual. Essa é uma situação cultural, mas ao mesmo tempo alarmante. Você pode unir-se a nós em oração em favor de mulheres e crianças em todo o mundo?

*Nome alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • Clame a Deus em favor da liberdade de gênero em todas as nações, especialmente as mais fechadas, onde as mulheres são vistas como inferiores.
  • Peça em favor das meninas de Chibok e outras mulheres capturadas pelo Boko Haram na Nigéria.
  • Interceda pelas mulheres do Oriente Médio, especialmente, pelas cristãs que foram deserdadas por famílias muçulmanas, e precisam de proteção. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.