A motocicleta do pastor Dahn foi confiscada por autoridades locais

Em um dos distritos no Planalto do Vietnã, um pastor chamado Danh (pseudônimo) corajosamente pastoreia uma igreja local. Por seguir a Jesus e pelo trabalho missionário que faz na região, o pastor e outros seis membros da igreja estão sob severa vigilância.  

Os cristãos vigiados têm entre 26 e 59 anos. Em março de 2023, as autoridades locais convocaram o pastor Danh para o Comitê de Pessoas de outra província para forçá-lo a interromper os cultos da igreja. Eles deram um ultimato e disseram que ou o pastor abandona a igreja ou deve pagar uma multa de aproximadamente 165 dólares.  

Mas, o pastor se manteve firme na fé em Jesus e no ministério. Ele se recusou a pagar a multa, pois estava confiante de que não tinha feito nada de errado, e ele não tinha o dinheiro necessário. Como não fez o pagamento, as autoridades tomaram a motocicleta do líder cristão.  

A falta do veículo tornou a vida do pastor Dahn muito difícil. A moto era o meio de transporte dele para o trabalho e também para servir a igreja, especialmente nos locais mais remotos. Ore pelo pastor Dahn, sua família e pela igreja que ele lidera nesse momento de perseguição intensa.  

Perseguição a cristãos no Vietnã

O Vietnã é um dos cinco países no mundo ainda governado por um partido comunista. O governo monitora a atividade cristã e exerce um alto nível de pressão sobre todos os seguidores de Jesus.  

As comunidades cristãs históricas, como as igrejas católicas romanas, desfrutam de certa liberdade desde que não sejam politicamente ativas, o que pode levar à prisão, ou estejam envolvidas em casos de grilagem de terras. As congregações evangélicas e pentecostais, que costumam se reunir em igrejas domésticas, são monitoradas de perto e enfrentam discriminação tanto do governo como da sociedade.  

Os convertidos de origem budista ou étnico-animista enfrentam a perseguição mais severa, não apenas das autoridades, mas também de suas famílias, amigos e vizinhos. Como a maioria deles pertence a minorias étnicas como os hmong, as autoridades comunistas suspeitam deles. Às vezes, suas casas são destruídas e eles são forçados a deixar suas aldeias.    

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais fornecendo socorro imediato nas necessidades básicas, apoio jurídico para defesa legal, treinamento de liderança e discipulado e projetos de desenvolvimento socioeconômico.  

Pedidos de oração 

  • Ore para que o pastor Danh tenha forças para resistir à pressão das autoridades. 
  • Peça a Deus que a motocicleta confiscada seja devolvida em breve.  
  • Interceda pela igreja e pela família do pastor Dahn para que não sejam abalados pela perseguição e sejam sal e luz no Vietnã.   

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.