Conflito violento causou a morte de centenas de vítimas na Índia

Fonte: Portas Abertas

*Conteúdo sensível: violência extrema. 

Uma cristã da tribo Naga, Lucy Marem, foi assassinada em meados de julho na Índia. Ela tinha 57 anos e foi atingida por um tiro disparado por extremistas hindus do grupo Arambai Tenggol no distrito de Imphal, Leste de Manipur. O vídeo do assassinato brutal foi gravado e recentemente começou a circular nas redes sociais.  

O que aconteceu com Lucy se tornou rotina por causa do conflito entre as comunidades indígenas kuki e meitei. Muitos extremistas hindus usam os vídeos para assustar e ameaçar os moradores de Manipur. Por isso, o autor e jornalista cristão Babu Verghese afirmou recentemente: “Manipur cheira a sangue”.  

Assassinato de inocentes 

Lucy tinha uma doença mental. A família percebeu que ela tinha desaparecido de casa e, pouco depois, encontrou o corpo dela na rua, quase irreconhecível. Eles só sabiam que era Lucy por causa do vídeo que mostra a cristã sendo baleada na cabeça múltiplas vezes.  

“O assassinato brutal da cristã naga mostra a barbaridade e sangue-frio dos extremistas meitei. É inimaginável pensar em quantas vidas inocentes foram ceifadas e quanto sangue foi derramado. Muitos vídeos que mostram a violência extrema estão vindo à tona agora. É terrível ver tanta ferocidade contra os cristãos. Nossos corações clamam a Deus junto às vítimas e suas famílias”, diz nossa parceira local, Priya Sharma.  

“Deus nos protegerá” 

Outro fator que alimentou o conflito foi um funeral em massa que a comunidade Kuki-Zo organizou no dia 3 de agosto. A cerimônia era uma forma de se despedir das vítimas assassinadas pela violência. Mas o governo pediu que o funeral fosse adiado e a maioria dos líderes indígenas obedeceram.  

Conforme esperado, houve novos ataques das forças armadas meitei para impedir o funeral. “A onda de violência em Manipur está atingindo outros estados no Norte da Índia. Uma série de movimentos anticristãos foram organizados nessa região na semana passada, o que mostra como a situação hostil de Manipur está se expandindo”, afirma a parceira Anjali Lhing (pseudônimo). 

“Estamos com medo e inseguros quanto ao que os próximos meses reservam para os cristãos. Tememos que haja mais brigas, ataques, violência e assassinatos no futuro próximo. Simultaneamente, a comunidade cristã local está certa de que quando erguermos nossas vozes, como igreja global, Deus responderá e nos protegerá”.  

Socorra cristãos atacados na Índia 

Ataques como os que os cristãos enfrentam em Manipur tiram alimentos, acesso a água e outros itens básicos de sobrevivência dos nossos irmãos na fé. Ajude-os com uma doação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.