Igrejas domésticas estão com dificuldade para atender as vítimas

Fonte: Portas Abertas

Um terremoto de magnitude 6,8 abalou uma região montanhosa e íngreme na província de Sichuan, Sul da China. O abalo sísmico aconteceu na segunda-feira, 5 de setembro, e desde então, 82 mortes foram confirmadas.


O número de vítimas continua crescendo. Equipes procuram 35 pessoas desaparecidas nos escombros e 300 pessoas ficaram feridas, segundo as mídias chinesas. Mais de 1.300 casas e outros edifícios foram danificados, mas suspeita-se de que o número seja muito maior.


O Estado relatou que 50 mil pessoas foram evacuadas da região e que mobilizou 6.500 pessoas para as equipes de resgate. A província de Sichuan estava em lockdown por causa da COVID-19 quando o terremoto aconteceu. A região afetada também enfrentava a seca e uma forte onda de calor.


Igrejas domésticas impedidas de ajudar


Parceiros locais estão em contato com cristãos da região para saber a situação deles e das igrejas domésticas. Até agora, o que sabem é que a igreja deseja socorrer as vítimas, mas por não ter o registro oficial do governo, está limitada. 


“Os cristãos de igrejas domésticas não têm direito legal para participar das missões de socorro. Dado o controle severo no país por causa da pandemia, eles ficam em risco quando se voluntariam. Apesar do amor por servir, quando colocam o nome deles como voluntários, ficam expostos e em risco das punições por serem cristãos”, disse Xiu (pseudônimo), parceiro local da Portas Abertas. 


Por outro lado, o departamento de serviço social do Conselho de Cristãos na China (CCC) e o Movimento Patriótico das Três Autonomias (TSPM) conseguiram o registro como igrejas e enviaram uma carta pedindo orações pelas vítimas e pelo incidente. “Igrejas estão intercedendo pelas equipes de resgate, pelas pessoas afetadas na região e pelo progresso na busca de vítimas”, conclui Xiu.

Pedidos de oração

  • Ore pela China, especialmente pela província de Sichuan. Interceda pelas autoridades, para que tomem as decisões corretas e amenizem os prejuízos.
  • Peça a Deus que abençoe e proteja as equipes de resgate e mantenha os cristãos da região em segurança.
  • Interceda pelas famílias enlutadas e as que aguardam notícias de parentes desaparecidos. Que o Espírito Santo console os corações e a igreja na China seja sal e luz nesse momento doloroso.
  • Rogue pelas pessoas evacuadas da região, para que não falte o sustento e encontrem abrigo enquanto não podem voltar para casa.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.