Ele foi acusado de pertencer a um grupo antiestado

Fonte: Portas Abertas

Na semana passada, o cristão ex-muçulmano Samsuddin foi preso junto com 17 pessoas por supostamente fazer parte do Jamaat-e Islam, um partido político religioso conhecido por ser antiestado em Bangladesh. Agora que a polícia sabe que ele se converteu ao cristianismo, ele e a família temem que isso seja usado contra ele. 

Na noite de 18 de outubro de 2021, Samsuddin participou de um treinamento veterinário no Hospital Darus Shifa com outros profissionais, quando as portas da sala em que estavam de repente se abriram e uma equipe de policiais invadiu o hospital, prendendo todos os veterinários e treinadores presentes. Eles foram acusados de fazer parte de uma conspiração antiestado e de realizar reuniões secretas. 

Em 21 de outubro, uma equipe de detetives foi à casa de Samsuddin para investigar e coletar informações sobre ele. As autoridades perguntaram se Samsuddin fazia parte do Jamaat-e Islam, um partido político islâmico de base religiosa, o que ele negou. A esposa Mafuza disse à polícia que ele é um cristão que se converteu do islã ao cristianismo há muitos anos. A informação também foi confirmada por outros moradores. 

 Samsuddin é um veterinário conhecido por tratar aos animais locais na aldeia há muitos anos. Ele faz alguns trabalhos pastorais e compartilha o evangelho sempre que pode, e a esposa dele ajuda membros da comunidade local a ler e escrever. O casal é conhecido por ser muito ativo no ministério. 

O medo da perseguição 

Mafuza é ousada em proclamar a fé dela e do marido. “Os aldeões e os líderes locais sabem que ele é cristão. Ele não pode fazer parte do partido político religioso islâmico. Ele foi lá para fins de formação profissional. Agora, muitas pessoas sabem sobre Cristo porque estamos proclamando em todos os lugares que ele é um pastor.” 

A esposa duvida que haveria justiça para o marido neste caso de ser falsamente acusado, especialmente se a fé cristã for usada como motivo para mais perseguição: “Os investigadores tomaram documentos de nossas atividades e certificados cristãos para provar que ele é cristão”, compartilha Mafuza. 

No dia 24 de outubro, o tribunal aprovou uma prisão preventiva de 1 dia para Samsuddin. A polícia local está pedindo dinheiro para que a vítima não seja torturada durante a prisão preventiva. De acordo com Mafuza, pode levar dois meses para o marido conseguir fiança. 

Samsuddin está atualmente muito frustrado, deprimido e está ficando mais fraco. Ele não pode comer e beber devido ao medo e à tensão. Essa notícia foi publicada em muitos jornais nacionais em Bangladesh e está causando muito sofrimento à família. Parceiros locais da Portas Abertas permanecem em contato constante com os irmãos na fé e estão buscando maneiras de ajudá-los. 

A Perseguição em Bangladesh

Os cristãos em Bangladesh enfrentam a maior pressão na comunidade  e na vida privada. A sociedade de Bangladesh está crescendo cada vez mais islâmica, com o governo fazendo mais para apaziguar as preocupações dos extremistas islâmicos, que pressionam todos os grupos de cristãos. Igrejas evangélicas, muitas delas pentecostais, que trabalham entre a maioria muçulmana, enfrentam a maior perseguição. Mas mesmo igrejas históricas, como a Igreja Católica Romana, são cada vez mais confrontadas com ataques e ameaças de morte. 

Convertidos de origem muçulmana, hindu, budista ou étnica/tribal enfrentam as restrições mais severas, discriminação e ataques em Bangladesh. Eles frequentemente se reúnem em pequenas igrejas ou grupos secretos devido ao medo de ataques.  

O país ocupa o 31º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021, que classifica os 50 países em que os cristãos são perseguidos, pressionados, presos e até mortos por seguirem a Jesus. 

Socorro em meio ao caos

Além do aumento da perseguição, principalmente aos cristãos ex-muçulmanos, Bangladesh tem sido afligido por desastres naturais. No último ano, o país enfrentou a COVID-19, o ciclone Amphan, além de dois períodos seguidos de inundações. Ao perderem a renda, casa e meios de subsistência, cristãos no país são negligenciados na ajuda do governo e pressionados a voltar ao islã para receber ajuda. Sua contribuição é fundamental para que, por meio de parceiros locais, a Portas Abertas possa assisti-los. Ao doar R$ 98,00, você providencia para eles alimentos, materiais sanitários e outras necessidades diárias. Doe e seja uma voz de esperança em meio ao caos.

Pedidos de oração  

  • Ore pela saúde física e psicológica de Samsuddin, para que Cristo esteja com ele e o cure de todo trauma e preocupações. 
  • Interceda para que Deus fale pelo cristão quando for interrogado pela polícia e advogados. 
  • Clame pela família, para que não perca a esperança e seja capaz de enfrentar a situação sabiamente. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.