Forças armadas da Turquia realizaram ataques no país

Fonte: Portas Abertas

Os recentes ataques da Turquia no Nordeste da Síria expulsaram mais cristãos das casas, de acordo com o relato de líderes cristãos locais. A cidade de Tel Tamr, no Vale de Khabur, na Síria, é a maior da região que foi atingida pelos ataques turcos nas últimas semanas. “Os bombardeios turcos destruíram duas escolas, um prédio municipal, uma padaria e uma linha de energia na área”, disse Matai Hanna, porta-voz do Conselho Militar da Síria, ao portal de notícias VOA News.  

 
O Conselho Militar faz parte de uma aliança chamada Forças Democráticas Sírias que tem sido apoiada e liderada pelos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico. A Turquia, no entanto, considera o grupo uma organização terrorista e, em outubro de 2019, iniciou uma ofensiva com a ajuda das milícias sírias, para levá-lo de volta a Síria. 

 Crimes de guerra 

O Vale de Khabur foi o lar de uma próspera comunidade assíria de aproximadamente 15.000 pessoas que viviam em várias aldeias. Em 2015, o Estado Islâmico destruiu a maioria delas, incluindo 11 igrejas, fazendo com que milhares fugissem. Dos 3.000 assírios que já viviam em Tel Tamr, restam cerca de 600, e isso inclui cristãos que fugiram de suas casas em aldeias vizinhas, segundo informa uma fonte local a Portas Abertas. 

 
Desde o ataque da força militar turca em 2019, a área tornou-se uma zona de conflito, com mais deslocamentos. Grupos de direitos humanos e ativistas acusam as forças turcas de cometer crimes de guerra contra curdos e minorias étnicas e religiosas no nordeste da Síria, e seu “programa de engenharia demográfica”, envolvendo o reassentamento de refugiados de outras partes da Síria. 

 
“A Comissão Internacional Independente de Inquérito da ONU sobre a República Árabe Síria documentou violações significativas dos direitos humanos na área contra a população civil, em casos particulares de conversão forçada ao islã dos yazidis, bem como outras violações contra os curdos”, disse um porta-voz de advocacy da Portas Abertas.  

 
“Convocamos todas as partes envolvidas no conflito no Nordeste e Noroeste da Síria a parar urgentemente quaisquer violações dos direitos humanos, como privação arbitrária de liberdade, assassinatos, deslocamento forçado, tortura e violência sexual, que estão afetando especialmente membros de minorias religiosas nessas áreas”, finalizou.  

 Pedidos de oração 

  • Apresente em oração os cristãos na Síria que tiveram que fugir de casa durante os ataques, para que o Senhor traga provisão e os mantenha firmes na fé. 
  • Clame pelas autoridades do país e forças armadas, para que Deus derrame sabedoria sobre eles e tomem decisões visando o bem de todo o país. 
  • Interceda pelos líderes cristãos e os parceiros Portas Abertas na Síria, para que eles continuem levando esperança e abençoando vidas. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.