Muitos dos países participantes estão na Lista Mundial da Perseguição, que classificam os que mais perseguem cristãos no mundo

Fonte: Portas Abertas

Hoje, dia 23 de julho, têm início os Jogos Olímpicos de 2020 que acontecerão em Tóquio, capital do Japão. Pela primeira vez desde 1896, quando aconteceram as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, os jogos acontecerão sem espectadores, devido à pandemia da COVID-19.  

As Olimpíadas 2020 contarão com 46 modalidades esportivas, das quais cinco são novas. Passarão a integrar a lista de esportes olímpicos o beisebol, a escalada, o karatê, o skate e o surfe. Mais de 200 países dos cinco continentes participarão dos jogos que acontecem até o dia 8 de agosto.

Mas, você sabia que a perseguição aos cristãos se faz presente em grande parte dos países participantes dos Jogos Olímpicos? 

Os convocados da perseguição  

Quase todos os países onde existe perseguição aos seguidores de Jesus integram a lista de participantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em muitos deles é extremamente difícil viver como cristão, mas estão presentes nas Olimpíadas há anos. Conheça um pouco mais sobre três desses países hostis ao evangelho e que estarão nas Olimpíadas: AfeganistãoUzbequistão e Quênia

  1. O Afeganistão participa dos Jogos Olímpicos desde 1936 e já esteve presente em 14 edições do campeonato. Em outubro de 1999, o Afeganistão foi banido dos Jogos Olímpicos de Sydney, devido ao rígido tratamento do regime Talibã dado às mulheres, vetando-as da prática de qualquer esporte. A proibição foi revogada em 2003 e o país voltou a participar em 2004. O Afeganistão ocupa a 2ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2021e é impossível viver como cristão no país. Os seguidores de Cristo mantêm a fé em segredo, e os cristãos ex-muçulmanos enfrentam terríveis consequências se a nova fé for descoberta, tendo que fugir do país ou serão mortos.  
  2. O Uzbequistão participou pela primeira vez das Olimpíadas como país independente em 1994, e mandou atletas para competirem em todos os Jogos desde então. Entre os anos de 1952 e 1988, os atletas do país competiam como parte da União Soviética e, após a dissolução da União Soviética, o país fez parte do Time Unificado em 1992. O Uzbequistão está localizado na Ásia Central e ocupa o 21º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021. Os seguidores de Cristo no país podem ser agredidos pela família e comunidade e obrigados a deixarem o lar em que vivem por não abrirem mão do evangelho. 
  3. O Quênia participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1956, e enviou atletas para competirem em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde então, exceto nas olimpíadas de 1976 e de 1980. Os atletas do país se destacam nas modalidades de atletismo e boxe. Os seguidores de Jesus no país enfrentam perseguição. O Quênia ocupa o 49º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021 e, por mais que a maioria da população seja cristã, ainda existe perseguição. De modo especial, os cristãos ex-muçulmanos vivem sob constante ameaça de ataque vinda de amigos e familiares não cristãos, além do grupo extremista islâmico Al-Shabaab, que se infiltrou na população para monitorar as atividades dos cristãos. 

Além deles, outros países da Lista Mundial da Perseguição 2021, como Nigéria, China, México, Colômbia e dezenas de outros.

 Quais países não participarão das Olimpíadas 2021? 

Pela primeira vez desde 1988, a Coreia do Norte, nação mais fechada do mundo ao evangelho e que ocupa o 1º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2021, não participará dos Jogos Olímpicos. As autoridades do país decidiram não participar dos jogos em Tóquio sob o argumento de proteger os atletas da possível exposição ao coronavírus. No país, os seguidores de Jesus enfrentam perseguição extrema em todas as esferas da vida e vivem a fé em segredo, porque se as autoridades descobrem, eles podem ser mortos, presos ou enviados para campos de trabalho forçado.  

Rússia também não participará das Olimpíadas de Tóquio, devido a uma decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Em dezembro de 2020, o Tribunal decidiu banir a Rússia das competições esportivas mundiais até o fim de 2022. A punição veio após uma série de escândalos envolvendo doping, falsificação de testes e queima de arquivos comprometedores. A Rússia integra a Lista de Países em Observação e são os cristãos ex-muçulmanos nativos das regiões de maioria muçulmana que carregam o peso da perseguição no país.  Em algumas áreas eles precisam manter a fé em segredo por medo de serem executados. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.