Elas foram levadas da escolada por homens armados na semana passada

No dia 26 de fevereiro, a Portas Abertas noticiou sobre o ataque a uma escola na Nigéria, onde crianças foram levadas por homens armados. O ataque aconteceu na Escola Secundária de Garotas do Governo, em Jangebe. Hoje, as crianças levadas foram libertadas.

Através do Twitter, o governador do estado de Zamfara, Bello Matawalle, anunciou a libertação: “Meu coração se alegra em anunciar que as garotas sequestradas em Jangebe foram libertas do cativeiro”. Inicialmente, 317 meninas foram dadas como desaparecidas, no entanto, o governador assegurou que foram levadas 279 meninas e todas já teriam sido libertadas.

Este é o terceiro sequestro em massa de crianças na Nigéria em menos de três meses, o que destaca a insegurança que muitas comunidades no país enfrentam. As crianças e professores sequestrados em Kagara continuam desaparecidos, assim como as estudantes de Chibok levadas em 2014 e Leah Sharibu.

A Nigéria é o 9º país da Lista Mundial da Perseguição, sendo que a violência no país só fez aumentar a perseguição a cristãos. O número de sequestros a cristãos no mundo aumentou consideravelmente em relação ao ano passado, Em 2020, o total de cristãos sequestrados por motivos religiosos foi de 1.052. Já na pesquisa de 2021, o número pulou para 1.710, com um aumento de 63% no número de sequestros. 

Dos 1.710 cristãos sequestrados no mundo, 990 foram na Nigéria. O país também teve o maior número de cristãos mortos por motivo de sua fé. Foram de 1.350 crisãos na Lista Mudnial da Perseguição 2020, para 3.530 neste ano, o que representa 74% do número total (4.761 cristãos mortos em todo o mundo). 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Nigéria? 

A Portas Abertas faz parceria com a igreja local para fortalecer os cristãos perseguidos na Nigéria por meio de discipulado e treinamento de sobrevivência à perseguição, projetos de desenvolvimento socioeconômico, ajuda emergencial, aconselhamento pós-trauma e assistência jurídica. Além disso, a organização também promove ajuda espiritual, psicológica e socio-econômica para viúvas e órfãos no país. 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para projetos que apoiam cristãos perseguidos na Nigéria. Ao fazer uma doação para esta campanha, você fornece alimentos e itens de higiene, bem como aluguel ou remédios, para uma viúva cristã nigeriana sustentar a família.