Alguns cristãos já tinham voltado à cidade, mas agora pensam em sair de novo

Fonte: portasabertas

Em 17 de janeiro, o cristão de 55 anos Adeeb Nakhla Yassa foi sequestrado por radicais islâmicos quando estava a caminho da cidade de Alarixe, na península do Sinai, no Egito. Por causa disso, os cristãos que recentemente tinham voltado para a cidade devastada pelo conflito estão temerosos e pensando em fugir de novo. Uma foto do momento em que Adeeb, já fora do ônibus e com seu documento de identidade em mãos, tentava negociar com os sequestradores, foi postada no site do Estado Islâmico (EI). Quando viu a foto, a família de Adeeb ficou alarmada.

A cidade de Alarixe luta com a ação dos militantes do EI, que querem assumir o poder, e já ganhou a fama de ser uma das cidades mais perigosas para os cristãos viverem no Egito. Em janeiro e fevereiro de 2017, extremistas islâmicos mataram sete cristãos em três semanas para reafirmar sua mensagem de não acolhimento aos cristãos. A maioria dos cristãos fugiu da cidade, mas nos últimos meses começaram a voltar aos poucos.

Entre os que voltaram, estavam dois sobrinhos de Adeeb, os quais ele estava indo visitar. Conversamos com um outro sobrinho de Adeeb, Mina Girgis, que morava na mesma cidade que Adeeb, Qantara, e via o tio regularmente. Ele conta que o tio “queria visitar a família dos sobrinhos que tinham acabado de voltar, depois de mais de um ano deslocados. Ele queria encorajá-los e lhes dar um pouco de dinheiro, pois sabia que estavam com dificuldades financeiras”.

O sequestro não é apenas uma tragédia para a família de Adeeb, mas também um grande retrocesso para os cristãos de Alarixe, como afirma o líder cristão Youssef Sobhy, da única igreja remanescente em funcionamento na cidade. “Há um estado de pânico e medo entre os cristãos aqui. O que aconteceu com Adeeb é uma mensagem clara dos militantes de que eles não querem cristãos aqui”, diz.  (Essa notícia continua amanhã).

Pedidos de oração

  • Interceda pela vida de Adeeb e de seus familiares, para que sejam guardados em paz pelo Senhor
  • Clame pela paz na cidade de Alarixe, para que não haja mais mortes e os cristãos possam viver em segurança.
  • Ore pela Igreja Perseguida do Egito, para que permaneça firme, mesmo diante de ataques e afrontas.

República Árabe do Egito

 REPÚBLICA ÁRABE DO EGITO

  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica
  • Capital Cairo
  • Região Oriente Médio
  • Líder Abdel Fattah al-Sisi
  • Governo República presidencialista
  • Religião Islamismo, cristianismo
  • Pontuação 76

POPULAÇÃO
99.4 MILHÕES

POPULAÇÃO CRISTÃ
9.9 MILHÕES

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.