ÍNDIA

Com o desejo de propagar o hinduísmo no país, o governo indiano cria regras que prejudicam escolas cristãs

Professores de escolas cristãs na Índia fizeram uma advertência contra as “tentativas sutis” do governo de “hinduinizar” – ou moldar para o hinduísmo – o sistema educacional.

O Dr. George Thadathil, responsável por um evento em Kolkata, na semana passada, intitulado “Futuro da Educação Superior Cristã e Transições Contemporâneas na Índia”, disse que os cristãos “têm o direito de estar presentes e que esse direto está sendo desafiado”.

A diretora de uma escola em Kolkata, a cristã Christine Coutinho, disse que os direitos constitucionais dos cristãos estão sendo “violados” ao não lhes permitir o “direito de estabelecer e administrar instituições educacionais”, o que é garantido por lei. O ex-diretor, Dr. Valson Thampu, acrescentou: “A situação está mudando muito rápido. Nos últimos três anos, foram feitas mudanças que nunca imaginamos. Não podemos ficar estáticos”.

“Terra dos hindus”

Em setembro, um líder cristão indiano expressou preocupação com um pronunciamento de um ministro da educação de um estado indiano. Ele disse que os alunos devem ser obrigados a adotar um “slogan” que louve a Índia.

Kunwar Vijay Shah, ministro da educação do estado de Madhya Pradesh, ordenou alunos em escolas públicas do distrito de Satna a substituir “Sim, senhor” ou “Sim, senhora” com a frase “Jai Hind” (algo como “Saudamos a terra dos hindus”) quando forem chamados.

“Hind” é uma forma abreviada de Hindustan (terra dos hindus). Cristãos indianos e muçulmanos alegam que a expressão os exclui como cidadãos, a tradução da palavra “Índia” em hindi (idioma oficial do país), é “Bharat” e não “Hind” ou “Hindustan”, que significa “terra dos hindus”. Ou seja, ao dizer “Jai Hind” a pessoa não saúda a Índia, mas a terra dos hindus.

A instrução entrou em vigor em 1 de outubro e o ministro advertiu que as escolas que não aderirem a ela enfrentarão consequências.

Perseguidos, mas não abandonados
Os cristãos indianos estão sob muita pressão e precisam do apoio da família da fé para perseverar. O 
Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos. Em 2018, o DIP acontecerá no dia 27 de maio e o nosso clamor será em favor dos cristãos perseguidos da Índia. Cadastre sua igreja!

Fonte: https://www.portasabertas.org.b

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.