O líder cristão foi detido por socorrer refugiados norte-coreanos na Rússia

Fonte: Portas Abertas

Autoridades russas detiveram Baek Kwang-Soon, um pastor sul-coreano, em Vladivostok, sob alegação de espionagem. O pastor trabalhava na fundação Global Love Rice Sharing e era dedicado a socorrer refugiados norte-coreanos e também ajudava trabalhadores de origem tailandesa e russa com dificuldades para conseguir o mínimo para sobreviver.  

Os refugiados norte-coreanos assistidos eram em geral trabalhadores de madeireiras ou da área da construção que precisavam de cuidados médicos e buscavam meios de sobrevivência na província de Primorsky, Rússia.  

Em janeiro deste ano, o pastor e sua esposa partiram para Vladivostok através de um trem expresso que saiu de Hunchun, China. Assim que chegaram ao destino, o casal foi detido. A esposa de Baek foi liberta rapidamente depois que todas as suspeitas contra ela foram negadas. Antes de voltar para a Coreia do Sul, ela procurou ajuda no Consulado Geral da Coreia em Vladivostok.  

Apoio a norte-coreanos em risco 

Durante dois meses, o incidente estava oculto ao público e o processo seguia com grande discrição. A revelação de que o pastor havia sido preso sob suspeita de espionagem foi feita repentinamente, quando a agência de notícias russa TASS tornou o assunto público. A ONG em que o pastor trabalhava nega que ele tenha qualquer envolvimento com atos de espionagem.  

Se condenado, o pastor Baek pode ser sentenciado a 20 anos de prisão. Desde que a Rússia recebeu sanções pela comunidade internacional, por causa da guerra na Ucrânia, o laço entre Coreia do Norte e Rússia se fortaleceu. A Coreia do Norte apoia as investidas de Putin, presidente russo, com armas e mísseis.  

A cooperação entre as nações também resultou na emigração de muitos norte-coreanos para a Rússia, em busca de trabalho, especialmente na região de Vladivostok,
que fica perto da fronteira com a Coreia do Norte. A prisão do pastor Baek marca o começo da intensa repressão do governo russo a todas as atividades missionárias que ajudam refugiados norte-coreanos na Rússia.  

Não são apenas os missionários sul-coreanos que estão proibidos de agir, mas todas as igrejas, inclusive os cristãos russos, serão impedidas de auxiliar os cidadãos norte-coreanos. Dessa forma, o ministério com norte-coreanos que acontece na Rússia está seriamente ameaçado e sob grande pressão. Contamos com suas orações.  

Programas de rádio para cristãos norte-coreanos  

A única maneira de muitos cristãos na Coreia do Norte receberem conteúdo cristão é por meio de programas de rádio clandestinos. Uma doação permite que cristãos norte-coreanos isolados tenham acesso a transmissões de rádio que os encorajam na caminhada com Jesus. 

Pedidos de oração 

  • Ore para que o pastor Baek tenha força e sabedoria sobrenatural durante o tempo na prisão e ser luz em meio aos que o perseguem.  
  • Interceda pela liberdade do pastor e de todos os cristãos ameaçados por auxiliarem refugiados norte-coreanos. 
  • Clame a Deus por proteção e continuidade dos projetos missionários de assistência emergencial aos refugiados norte-coreanos na Rússia.  
  • Ore pelas autoridades russas e norte-coreanas para que seus corações sejam rendidos ao amor de Jesus e assim sejam transformados.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.