Autoridades negam que o incidente teve motivação religiosa

Fonte: Portas Abertas

Na manhã de ontem (28), dois homens encapuzados invadiram uma igreja e assassinaram um homem chamado Tuncer Cihan em Istambul, Turquia. Minutos antes, as imagens da câmera de segurança da igreja mostram os assassinos com máscaras pretas com as mãos no bolso, um deles estava com óculos escuros.

A vítima, que frequentava a igreja desde dezembro, foi atingida depois que os homens atiraram para cima. As autoridades turcas prenderam dois suspeitos na noite de domingo e todas as igrejas entraram em alerta máximo. De acordo com um comunicado do Ministério do Interior, os detidos são um cidadão russo e um tadjique, afiliados ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

De acordo com a agência de notícias do EI, Amaq, o ataque foi realizado em resposta a um apelo dos líderes do EI para atingir judeus e cristãos. Os líderes da igreja receberam condolências de muitas autoridades turcas, incluindo o presidente Erdogan, que telefonou pessoalmente ao sacerdote oficial da igreja. Os líderes da comunidade cristã em Istambul estão gratos pela rápida resposta das autoridades. 

A perseguição na Turquia

A Turquia é o 50º país na Lista Mundial da Perseguição 2024, devido ao nacionalismo religioso e à ênfase nos valores islâmicos. Cristãos são deportados, mesmo que tenham cônjuges e filhos turcos. Além disso, as comunidades cristãs históricas são monitoradas e controladas pelo governo.

A presença cristã no país é vista como influência ocidental negativa. Por isso, um turco que deixa o islã para seguir a Jesus é considerado um infiel e enfrenta perseguição da família, da comunidade e das autoridades religiosas e políticas.

Pedidos de oração

  • Peça a Deus que o medo não preveleça sobre os cristãos na igreja atacada. 
  • Interceda por paz e consolo para as famílias e entes queridos das vítimas que faleceram. 
  • Ore pela segurança dos cristãos na Turquia para que esse tipo de ataque não venha a se repetir. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.