As manifestações no estado de Plateau pedem intervenção pelo fim da violência

Fonte: Portas Abertas

Ontem, 8 de janeiro, a Associação Cristã da Nigéria (CAN, da sigla em inglês) junto a outros líderes cristãos proeminentes do estado de Plateau, Nigéria, organizou uma marcha de protesto pacífico aos ataques recentes às comunidades cristãs na região.  


O grupo caminhou pelas ruas de Jos até a residência do governador, em Rayfield, com cartazes que mostravam a tristeza e a dor que os cristãos têm enfrentado no estado de Plateau. Alguns cartazes diziam “venham nos socorrer” e outros “não podemos nem viver o luto em paz”. Muitas pessoas também carregaram porções de galhos e ramos como forma de simbolizar a dor e a tensão que têm vivido.  


Enquanto marchavam, os cristãos cantaram: “Onde está o poder do diabo quando Jesus está no comando? Onde está o poder do inimigo? Ele não tem poder algum”. A liderança do protesto foi composta pela Associação de Cristãos da Nigéria e outros líderes denominacionais da igreja em Plateau.  

Líderes cristãos proeminentes se uniram em marcha pacífica na Nigéria 

A marcha pacífica começou na Estação de Rádio e Televisão (PRTV) nos arredores de Rayfield até a casa do governador, também em Rayfield, para expressar o luto e o pedido pelo fim das mortes dos irmãos e irmãs em Cristo sob as mãos de extremistas fulanis em Mangu, Barkinladi, Riyom e, recentemente, na região de governo local (LGA, da sigla em inglês), de Bokkos.  

Segundo o portal de notícias Punch Media, o líder cristão Stephen Baba Panya enviou uma carta de protesto ao governador para que fosse entregue ao atual presidente da Nigéria, Bola Tinubu dizendo: “Toda a comunidade cristã local do estado de Plateau, mais uma vez, condena veementemente os assassinatos cruéis de cristãos inocentes e indefesos em mais de 20 comunidade em Bookos, no estado de Plateau”.  

Movimento de jejum e oração 

“A escolha de matar cristãos na véspera de Natal e durante celebrações cristãs mostra os objetivos e as claras intenções que os agressores têm de destruir as comunidades cristãs, atacá-las quando menos esperam e infligir o máximo de danos a eles”, acrescentou o líder cristão na carta.  


Ao todo, 25 vilarejos foram atacados em um atentado militarmente planejado no dia 24 de dezembro de 2023, 110 homens, 37 mulheres, dez crianças e três pessoas com deficiência foram queimadas em suas casas, sem chance de fugir. Estima-se que há 15 mil deslocados internos e que oito igrejas também foram incendiadas.  


Esta semana, a igreja no estado de Plateau mobilizou um período de oração e jejum e convida cristãos do mundo todo para se juntar nesse clamor por paz e justiça. “Ore para que a igreja permaneça forte e para que o governo satisfaça as necessidades de proteção dos cidadãos inocentes.” 

Pedidos de oração 

  • Ore pelas famílias enlutadas para que sejam repletas da paz que excede todo o entendimento.  
  • Interceda por moradia e proteção para os sobreviventes que se tornaram deslocados internos. 
  • Clame por força e fé para que a igreja nigeriana continue resplandecendo a luz de Cristo mesmo em meio à perseguição extrema. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.