O objetivo é chamar a atenção das autoridades para a intolerância aos cristãos

Fonte: Portas Abertas

Mais de 50 líderes cristãos se uniram para pedir ao governo que respeite e proteja a liberdade religiosa em Cuba. A declaração foi enviada no dia 8 de novembro em nome da Aliança de Cristãos de Cuba com a solicitação de que o governo “respeite o direito de cada cidadão cubano de exercer todos os direitos inerentes e que não sejam perseguidos por isso”. 

“Cada movimento religioso na ilha deve exercer o direito de associação, obter o registro legal e proteção da lei, além da libertação daqueles que foram presos por exercer esses direitos”, detalhou o documento. A redação da carta foi motivada pelo aumento da hostilidade das autoridades contra os cristãos.   

Desde os protestos em 2021, o regime cubano intensificou as estratégias de repressão a qualquer grupo que pareça se opor ao governo, o que inclui líderes cristãos. “Essa situação não mudou em 2023. A opressão sobre vozes dissidentes aumentou sistematicamente”, diz uma analista da perseguição da Portas Abertas.  

Repressão crescente 

Em 2022, o pastor Lorenzo Rosales Fajardo foi sentenciado a sete anos de prisão depois de ter participado de um protesto pacífico. Cuba voltou à Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2022, entre os 50 países onde há mais perseguição aos cristãos e se manteve no ranking em 2023. Na última pesquisa, o país saiu da posição 37° na LMP 2022 para 27° na LMP 2023, ou seja, superou dez países no aumento da perseguição.  

O governo também busca controlar a igreja ao tornar praticamente impossível registrar novas comunidades cristãs, o que força cristãos a se reunirem em segredo e ilegalmente para os cultos. Se descobertas, as igrejas podem ser punidas com multas, fechamento e até mesmo a demolição dos templos.  

De acordo com o Observatório dos Direitos Humanas em Cuba (OCDH, da sigla em inglês), apenas no ano passado, mais de mil incidentes de violação da liberdade religiosa foram registrados. “Há muito trabalho a ser feito e desafios a serem superados sob a constante vigilância do governo. Compartilhamos os recursos para que as atividades [cristãs] possam continuar”, disse um parceiro local.   

Recentemente, um voluntário cristão foi alvo de discriminação. Ele foi interrogado sob a alegação de ser membro de uma “organização terrorista” e precisa de nossas orações. Interceda também por outros cristãos perseguidos em Cuba e para que as solicitações enviadas na carta pelos líderes cristãos sejam atendidas pelas autoridades. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.