Elas participavam de uma vigília na montanha quando o ataque aconteceu

No início de agosto, uma comunidade cristã foi atacada com rifles e explosivos na Colômbia. Por volta das duas horas da tarde, um grupo estava reunido na igreja El Edén, na zona rural, para orar e jejuar. Poucos minutos depois, os homens armados chegaram e deixaram duas mulheres e uma menina de 11 anos gravemente feridas.  

 As vítimas foram levadas para o hospital para os primeiros-socorros. Após alguns exames e medicação, elas estão estáveis e conscientes, em recuperação. A região onde os cristãos estavam, nas montanhas, tem sido o local de encontro para oração e jejum desde 2013. Eles ficam entre dois e sete dias em devoção. Quando o ataque aconteceu, havia 13 pessoas reunidas.  

 O ataque foi executado por guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) grupo gerrilheiro que divide com as Farc a região montanhosa da Colômbia . Eles confundiram os cristãos com um grupo de dissidentes que também costuma acampar na região. O pastor local, Gabriel*, conta que “foi um milagre não ter acontecido nada mais sério com nossos irmãos na fé”.  

 Restrições à igreja 

A violência tem se espalhado nas áreas remotas da Colômbia. A igreja enfrenta grande parte das consequências das ações que restringem as atividades eclesiásticas. Muitos cristãos são vítimas diretas da violência, como, nesse caso, a família que ficou ferida no ataque.  

O pastor Pablo*, um contato local, contou aos nossos parceiros que “mais de 38 igrejas foram afetadas pelo aumento da violência. O conflito contínuo, restrições de mobilidade e toques de recolher dificultam as atividades das igrejas, como as vigílias”.  

O pastor Gabriel acrescenta que o ataque do grupo armado não foi um ataque diretamente aos cristãos, mas que, por causa do contexto de violência, eles são indiretamente afetados na região. Algumas semanas depois do ataque, três policiais foram mortos em uma emboscada das FARC próximo ao local. Um dia depois, um carro armado com uma bomba também explodiu e matou um policial.  

Apesar do que aconteceu, o pastor Gabriel expressa gratidão a Deus pelo milagre de poucas vítimas terem se ferido no incidente e por nenhuma delas ter perdido a vida no ataque. Parceiros locais da Portas Abertas contactaram a igreja para ajudar as vítimas com os custos de internação no hospital.  

*Nomes alterados por segurança.

Apoie pastores ameaçados na Colômbia 

Ao abandonar a guerrilha para seguir a Cristo, especialmente quando recebem o chamado de liderar igrejas, pastores são vítimas de ataques e ameaças. Sua ajuda permite que eles recebam treinamento bíblico para cuidar das igrejas que lideram, anunciar o evangelho na região e resistir biblicamente à perseguição.  

Pedidos de oração 

  • Peça a Deus que abençoe a recuperação e cura completa dos cristãos feridos.  
  • Clame por paz para as áreas rurais da Colômbia atingidas pela violência dos grupos armados. 
  • Louve a Deus pela sobrevivência das vítimas.  
  • Rogue ao Senhor que a Igreja Perseguida na Colômbia consiga se reunir para orar e para as vigilias sem ser atacada.    

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.