Fonte: Portas Abertas

Hoje é o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçados, data em que a Organização das Nações Unidas estabeleceu para destacar essa violação dos direitos humanos. Segundo os dados Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023, 5.259 cristãos foram sequestrados ou desapareceram. Esse número é 37% maior do que na edição anterior da LMP.  

Nigéria é o local onde 89% dos casos de sequestros aconteceram. Em seguida vem MoçambiqueRepública Democrática do Congo e Iraque, cada um com mais de 50 raptos de seguidores de Jesus. Essa é uma das maneiras usadas pelos perseguidores para silenciar líderes cristãos, aterrorizar as comunidades e conseguir dinheiro.

Preso por discordar

Em Yunnan, na China, o pastor Chang Hao foi detido em 14 de abril e a família continua sem contato e notícia dele. Além disso, os advogados do líder cristão não tiveram acesso ao cliente e nem aos documentos do caso.

Durante a prisão do pastor, a polícia confiscou dois celulares, um laptop, centenas de Bíblias e todos os seus livros cristãos. Em 25 de julho, a filha do líder cristão, Chang Zhiling, afirmou em rede social que as autoridades conduziram o caso ilegalmente e que o “crime cometido” foi o de “provocar discussões e problemas.”

O pastor preso se dedicava a promover a justiça social e cuidar das igrejas perseguidas na China. Antes de ser preso, o líder de uma igreja doméstica foi interrogado por várias vezes. A perseguição aos pastores chineses tornou-se comum e visa enfraquecer os cristãos que se reúnem em igrejas clandestinas.

Sem visitas e notícias

O advogado de Chang foi impedido de visitá-lo. A ordem veio de superiores que disseram que o caso é de “natureza especial”. A impossibilidade de visitação do advogado ao réu é contra a lei chinesa e está explícita na “Lei de Processo Penal e o “Regulamento sobre Centros de Detenção”.

O caso do pastor Chang está em avaliação pela justiça, pois não há provas e por isso necessitou de uma “investigação mais aprofundada”. Mas os documentos continuam restritos e o advogado continua sem acesso a ele, apesar do direito ser garantido pela lei do país.

A família Chang pede que os irmãos na fé intercedam pelo líder cristão, principalmente por sua saúde, pois ele é diabético.

Sobre o Colaborador

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.