Cristãos brasileiros e latinos se unem para interceder pela Igreja Perseguida

Fonte: Portas Abertas

Viver como cristão em um dos 11 países onde a perseguição é extrema é estar marcado para morrer a qualquer instante. Governos, comunidades, extremistas religiosos e até os familiares são os principais responsáveis por pressionar, agredir e matar os seguidores de Jesus que se recusam a retornar à fé de seus antepassados.

Mais de 14,5 mil igrejas no Brasil entenderam a necessidade extrema de intercessão e organizaram o Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2023 em suas comunidades locais. Mais de 1,5 milhão de pessoas, espalhadas pelos 27 estados brasileiros, entenderam melhor os desafios diários de irmãos e irmãs na fé.  

A Comunidade Cristã Evangélica Filadélfia em Belo Horizonte (MG) também participou do maior movimento nacional de intercessão pelos cristãos perseguidos. Quezia Martins tem 16 anos de experiência em organizar o DIP, mas nessa edição contou com apoio de crianças entre 7 e 12 anos, integrantes do grupo Gideões Mirins.

“Organizar o DIP é uma bênção para a igreja local, pois ao mesmo tempo em que oramos para que nossos irmãos sejam fortalecidos a perseverar, nós também somos desafiados e encorajados por meio do testemunho deles. Além disso, envolver as crianças e todos os departamentos fez com que aumentasse o comprometimento com essa causa maravilhosa”, testemunha Quezia.

Confira abaixo o vídeo com os melhores momentos: 

No Ministério com uma Missão em Manaus (AM), o culto foi marcante e contou com peças de teatro e período de oração pelos cristãos perseguidos. José Benedito Castro já organiza o DIP há mais de 15 anos e, dessa vez, o evento fez parte do encerramento do congresso de missões de três dias. “O que mais me chamou a atenção foi a participação de algumas igrejas de amigos de fora que não são tão envolvidos com missões”, explica Castro.

Criatividade para impactar

Durante o DIP 2023, a criatividade dos cristãos brasileiros foi essencial para que a mensagem fosse marcada na memória das pessoas que participavam dos cultos. As peças de teatro são uma das formas de impactar sobre a realidade dos cristãos perseguidos.

Na Comunidade Evangélica Transformar em São Paulo/SP, Erica Ribeiro interpretou Rebecca, a mãe de Leah Sharibu, jovem que foi sequestrada por radicais islâmicos na Nigéria. “Eu realmente me coloquei no lugar dela. Porque tenho cinco filhos e quando falamos do sequestro de Leah, isso mexe muito comigo. Eu li a história e tentei passar um pouco da espera dessa mãe cristã. Agora vou colocar Rebecca e sua família em minhas orações”, revela a cristã.

A Comunidade Cristã Canaã em São Paulo promoveu uma peça de teatro para retratar a realidade de cristãos perseguidos

Caroline Landine também já interpretou um cristão perseguido em outra edição do DIP e garante: “É impossível se colocar no lugar do cristão perseguido, porque não temos ideia da real situação que ele passou. A única coisa que sentimos é um aperto no coração em saber que nossos irmãos experimentaram essa situação por amor a Jesus”.

Além disso, réplicas do Fusca cheios de Bíblias do Irmão André marcaram presença em várias igrejas. Muitos organizadores aproveitaram para contar a história da Portas Abertas no mundo e seus anos no Brasil.  

As pessoas que estavam na Comunidade Batista Shalom em Contagem/MG puderam conhecer a história da missão e os desafios de viver nos 11 países mais perigosos. “Os membros da minha igreja se engajam bem todos os anos. Desde os pastores até as crianças e os cristãos locais”, afirma a organizadora Edna Lopes da Silva.

DIP além das fronteiras

O DIP 2023 aconteceu em outros 20 países da América Latina. Nossos irmãos e irmãs de nações como Uruguai e Chile se comprometeram em oração pelos cristãos que enfrentam perseguição extrema. Mais de 800 igrejas e cerca de 43 mil seguidores de Jesus foram impactados pela causa da Igreja Perseguida.

Na Venezuela, Mary de Astudillo realizou o DIP pela primeira vez e aproveitou os materiais disponíveis no site da Portas Abertas para mobilizar os cristãos locais em oração. “Damos glória a Deus por nos permitir realizar o Domingo da Igreja Perseguida pela primeira vez. Há um mês, estamos nos preparando como congregação, orando cada um por um país em perseguição extrema. A igreja foi movida e comprometida”, compartilha a cristã latina.

Os cristãos da Iglesia Pentecostal de la Trinidad, no Chile, também intercederam pelos irmãos e irmãs da Igreja Perseguida

O pastor da Iglesia Asamblea de Dios Autónoma de San Carlos, no Chile, ministrou durante o culto com sua comunidade: “Devemos incorporar em nossa visão de mundo que se outros cristãos estão sendo perseguidos, também somos perseguidos com eles. Quando nos colocamos no lugar deles, oramos com mais paixão”.

A Portas Abertas agradece a cada uma das mais de 15,5 mil igrejas no Brasil e América Latina pela parceria no fortalecimento da Igreja Perseguida por meio do DIP 2023. Continuem em oração e vejam as fotos e vídeos do DIP em nosso site e redes sociais.

É hora de agir!

Não pare de orar e se comprometa em suprir as principais necessidades físicas, espirituais e emocionais de um cristão perseguido. Doe e seja a resposta à oração de um cristão perseguido.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.