Johan Companjen e Timothy Cho nos ajudarão a entender os desafios atuais da Igreja Perseguida

A data do culto de aniversário de 45 anos da Portas Abertas está se aproximando. No dia 6 de maio, teremos a alegria de receber um dos fundadores da Portas Abertas, Johan Companjen, e Timothy Cho, um cristão nativo do país mais perigoso para os cristãos em 2023, a Coreia do Norte.   

Os preparativos já começaram com a confirmação dos cantores Luciano Claw e Jeremias Lyu, e o anúncio do lançamento de um novo livro do Irmão André. Todo esse movimento tem um propósito: glorificar e engrandecer o bondoso Deus que tem sustentado o trabalho da Portas Abertas em apoio à Igreja Perseguida por meio da vida de nossos parceiros leais e generosos.  

Para Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, este será um momento muito especial de também relembrar os fundadores da Portas Abertas, o Irmão André e a Irmã Elmira. “Os dois partiram para Jesus no mesmo ano, em 2022, e pensar no legado, exemplo de força e coragem e todos os ensinamentos que nos deixaram nos dá o senso de responsabilidade, continuidade e nos emociona muito”.

Convidados abrilhantam evento de agradecimento a Deus por 45 anos da Portas Abertas no Brasil Crédito: Portas Abertas

Fundação

Ao falar da fundação da Portas Abertas, o primeiro homem em quem pensamos é o conhecido Irmão André. De fato, tudo começou com as viagens do Contrabandista de Deus levando Bíblias para o Leste Europeu para detrás da Cortina de Ferro.  

Mas a organização da Portas Abertas não foi trabalho exclusivo do Irmão André. Ele recebeu o apoio de outros três irmãos em Cristo para defender a causa da Igreja Perseguida de maneira organizada e internacional. Johan Companjen foi um desses homens.  

Johan nasceu na Holanda, fez parte da escolha dos valores centrais da missão e ocupou o cargo de presidente da Portas Abertas Internacional até 2011, quando se aposentou com 65 anos. Ele e a esposa fizeram muitas viagens pelo mundo representando a causa da Igreja Perseguida.  

Ele também teve o privilégio de caminhar ao lado do Irmão André, inclusive em muitas viagens missionárias, e agora representa o legado iniciado pelo Irmão André e que somos desafiados a manter ainda hoje. Participe do culto de 45 anos para saber mais.   

Legado: Irmão André e Irmã Elmira Crédito: Portas Abertas
Irmã Elmira: garra e fé para trazer a Portas Abertas ao Brasil Crédito: Portas Abertas

Timothy Cho  

Timothy Cho foi abandonado pelos pais durante a Marcha Árdua, a pior fome na Coreia do Norte na década de 1990. Ao ser deixado para trás, além de gerar o sentimento de abandono, tornou Timothy o “filho de traidores”. Isso impediu que ele frequentasse a escola e o obrigou a morar na rua. Aos 17 anos, o norte-coreano fugiu para a China pela primeira vez, mas foi pego e deportado para a Coreia do Norte. 

Após seu retorno, ele foi preso e torturado e ainda carrega cicatrizes desse momento. Sobre sua experiência, ele declara: “O que eu lembro de viver na Coreia do Norte totalitária é que eu não sabia quem eu era, que escolha eu tinha. Descobri a obra de Deus quando me ajoelhei diante dele para pedir por minha sobrevivência e liberdade nas celas da prisão. Aprendi que esses sofrimentos não destroem a fé, mas a refinam”. 

Entre idas e vindas entre China e Coreia do Norte, Timothy foi preso cinco vezes até que, anos depois, conseguiu fugir para o Reino Unido, onde vive até hoje. Em segurança, Timothy conseguiu estudar e se tornou um mestre de Relações Internacionais. A liberdade permite que ele adore a Deus e mova os olhos do mundo para as violações dos direitos humanos dos cristãos perseguidos na Coreia do Norte.

Preso na Coreia do Norte, Thimothy Cho hoje vive como cidadão britânico no Reino Unido Crédito: Portas Abertas

Conheça-o pessoalmente no culto de 45 anos da Portas Abertas Brasil.  

Jeremias Luy e Luciano Claw no louvor

Dois convidados nos ajudarão a entoar louvores de gratidão e adoração a Deus. Um deles é o cantor Luciano Claw que junto com sua banda trabalha há alguns anos como cantor e produtor musical. Luciano cresceu em um lar evangélico e esteve envolvido com a música e o reino de Deus desde muito jovem.

Luciano Claw vai comandar o louvor no culto de 45 anos Crédito: Portas Abertas

Em uma conversa recente com a Portas Abertas, ele compartilhou que uma das suas grandes influências musicais é o cantor Paulo César Baruk e da importância de continuar o legado de cuidar da Igreja Perseguida, particularmente porque essa será a primeira celebração sem os nossos dois fundadores, irmã Elmira e Irmão André, que partiram para a glória no ano passado.  

Luciano nos fez lembrar da transição entre Moisés e Josué e como Deus cuidou de cada detalhe. O culto de 45 anos será uma oportunidade de reforçar a força e a coragem necessárias para continuar o trabalho urgente de assistir cristãos perseguidos.

Jeremias Lyu, missionário e músico também participa do louvor Crédito: Portas Abertas

Sul e norte-coreanos se encontram

Vindo do outro lado do mundo, o cantor Jeremias Lyu compartilha da mesma fé e expectativas de Luciano. Jeremias nasceu na Coreia do Sul, em um lar missionário que veio para o Brasil quando ele tinha sete anos.

Ele não será o único cristão coreano que receberemos nessa noite. Em uma oportunidade rara, poderemos ver um cristão sul-coreano e um cristão norte-coreano, que foi perseguido durante anos juntos, em adoração e unidade.  

O contato do cantor com a Portas Abertas é recente e começou ao compartilhar a campanha de ajuda emergencial às vítimas dos terremotos na Síria e Turquia. Ao perguntarmos qual era a expectativa do jovem cantor para o culto de 45 anos essa foi a resposta:  

“Ao conhecer a equipe mais de perto, entendo o que Deus realmente fez ao longo desses 45 anos e que o culto de celebração será apenas um reflexo, uma forma de lembrar o que o Senhor tem feito e ainda fará em mais 45, 180 anos.  A Portas Abertas me despertou e me fez lembrar do chamado missionário de Deus para mim, que começou com a minha família, mas em uma missão local, e hoje tenho o olhar global com a Igreja Perseguida”.  

Assista à transmissão ao vivo do culto de 45 anos da Portas Abertas

Caso você não possa participar presencialmente do culto de gratidão em São Paulo, inscreva-se e receba o link da transmissão ao vivo do culto no dia 6 de maio. Dessa forma, independentemente do lugar, você fará parte desse momento histórico! 

Serviço 

Culto de gratidão 45 anos da Portas Abertas Brasil 

Data: 6 de maio   

Horário: 19h   

Local: Igreja Batista Boas Novas   

Endereço: Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente – São Paulo/SP 

ENTRADA FRANCA | TRANSMISSÃO AO VIVO 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.