O pastor Nam serviu a Deus fielmente até o último dia de vida

Fonte: Portas Abertas

Um culto estava agendado na casa do pastor Nam* para celebrar o Tet Holiday (feriado de Ano Novo do Vietnã) quando a notícia de que ele havia falecido chegou. O cristão de 68 anos não resistiu a um AVC no dia 30 de janeiro deste ano, mas serviu a Deus até o último dia de vida. 


Nam nasceu cego e se tornou órfão no início da adolescência. Ele foi acolhido por missionários ainda jovem. Por meio deles, conheceu o evangelho e se tornou um cristão. Graças ao apoio dos missionários, Nam também frequentou a escola e acampamentos cristãos, onde aprendeu a falar inglês.  

Um cristão tribal 

O pastor pertencia à tribo Hre, uma comunidade do Centro do Vietnã. Como um cristão tribal, Nam enfrentou grande perseguição e desafios. Diversos direitos foram tomados dele e os vizinhos o humilhavam com frequência. Ele recebeu ameaças e ataques, mas permaneceu inabalável.  


A deficiência visual não o impediu de servir a Deus. Além de pastorear uma igreja local, o pastor realizava estudos bíblicos semanalmente em casa.  


“Ele não deixava de pregar a palavra de Deus semana após semana. O pastor Nam também nos ajudou a traduzir a Bíblia para a língua hre. Ele serviu a Deus fielmente até o último suspiro”, conta Athan*, um parceiro local da Portas Abertas no Vietnã.  

A despedida 

O pastor Nam deixou a esposa, mais velha que ele. Eles viviam sozinhos desde que os filhos se casaram e formaram as próprias famílias. Mesmo em idade avançada, ela continua trabalhando na roça, pois os filhos, que também enfrentam dificuldades financeiras, não conseguem ajudar a mãe. Agora sem o marido, a situação dela ficou mais difícil.  


O funeral e o sepultamento do pastor Nam foi conduzido pela esposa com a ajuda da família e amigos. Parceiros locais da Portas Abertas no país também prestaram assistência financeira e estão realizando visitas semanais durante o período de luto.  


*Nomes alterados por segurança
 

Pedidos de oração 

  • Peça ao Senhor que console e traga paz para a família do pastor Nam. 
  • Interceda pela igreja que Nam pastoreava e pela esposa que dependia muito do pastor.  
  • Ore para que os parceiros locais possam prestar toda a assistência de que a igreja e a família precisem.  
  • Peça a Deus que desperte novos pastores e líderes para cuidar dos cristãos perseguidos no Vietnã. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.