O código de leis sobre liberdade religiosa rígido torna casos como esse frequentes no Vietnã

Fonte: Portas Abertas

A família de Xong Ba Thong tem 13 pessoas. Eles pertencem à etnia hmong e se tornaram cristãos em 2017, escutando programas de rádio cristãos. Eles viviam no Norte do Vietnã, mas em julho, Xong contou ao líder de sua igreja que foram expulsos do vilarejo por crer em Jesus.  

A família congrega em uma das igrejas autorizadas pelo governo, a Evangelical Church of Vietnam, mas ainda assim não foi respeitada e perdeu direitos civis básicos, como o acesso aos serviços públicos, e não pode obter documentos de identidade, como a certidão de nascimento. Oficiais locais também confiscaram o arado da roça deles e cortaram a eletricidade, minando o sustento da família.  

“Li as leis sobre liberdade de religião e disse às autoridades que tínhamos direito de seguir nossa fé, mas eles disseram que a lei não seria aplicada naquela região, que ninguém na comunidade era cristão, então não nos aceitariam e que nossa religião era um perigo para a unidade nacional”, contou Xong. Apesar da pressão do governo local para que renuncie Jesus, a família permanece firme na caminhada com Cristo. 

Perseguição no Vietnã 

O Vietnã é o 19º país na Lista Mundial da Perseguição 2022, que elenca os 50 países onde é mais difícil ser cristão. Um dos grandes desafios é que mesmo com a aprovação do governo, a perseguição às igrejas continua. Autoridades fazem vistorias nas casas de cristãos e os convocam a se apresentar nos quartéis do governo, mantendo vigilância constante sobre eles. 

Em 2018, o país adotou um novo Código de Leis sobre Crenças e Religião, rígido e que não é aplicado igualmente em todas as partes do país. O governo suspeita dos nativos das etnias hmong e montagard que se convertem ao cristianismo, pois alegam que eles trazem o Ocidente para o Vietnã e causam problemas. 

As autoridades disseram que amenizarão o código de 2018, mas líderes das igrejas no Vietnã temem que os projetos de lei façam o contrário, aumentando o controle do Estado sobre a igreja. Os projetos recentes falam, inclusive, sobre encontros online das igrejas e pretendem punir quem desrespeitar as regras com multas de até 2 mil dólares.  

Fortaleça cristãos no Sul da Ásia 

Diferente de Xong, muitos cristãos não conhecem os direitos humanos e de liberdade religiosa.Acesse o link e saiba como apioar os cristãos no Sul da Ásia, para que consigam se defender de prisões e acusações injustas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.