Segundo a Lista Mundial da Perseguição 2022, o número de cristãos presos aumentou mais de 30% no país e milhares de cristãos permanecem presos, sem condenação formal

Fonte: Portas Abertas

O cristão na Eritreia continua sob fogo cruzado do governo e autoridades locais. Segundo a Lista Mundial da Perseguição 2022 (LMP22), o número de cristãos presos aumentou em mais de 30% em relação ao ano anterior e a violência e pressão contra cristãos também tem sido observada no país que ocupa da 6ª posição na LMP22.

Um dos casos que ainda se encontra sem solução, é de um pastor da Igreja Kale Hiwot foi detido no final de janeiro. O pastor, que foi mencionado como Mekonen no relatório policial, foi levado para a delegacia da capital, mas ainda não há informações sobre o motivo da prisão.  

Parceiros locais da Portas Abertas estão trabalhando para descobrir informações sobre a família e idade do pastor e para entender a motivação para a prisão do líder cristão.  

Conhecido como a Coreia do Norte da África, na Eritreia, é comum as autoridades prenderem todos os suspeitos de envolvimento em reuniões cristãs ilegais, sem permitir o benefício que assegura todos os direitos do acusado e as garantias constitucionais. Há mais de mil cristãos presos no país sem nenhuma acusação formal. 

Há 20 anos, o governo da Eritreia reconheceu apenas quatro religiões no país: o islã e as igrejas ortodoxa, católica e luterana. Os que não fazem parte desses grupos estão em risco de perseguição severa nas mãos do Estado. 

O governo proibiu todas as igrejas que não haviam solicitado registro em 1997, e aquelas que se candidataram depois nunca receberam resposta as suas solicitações. Desde então, milhares de cristãos suspeitos de praticar a fé fora desses regulamentos instituídos pelas autoridades do país foram presos.  

Os seguidores de Jesus que são levados para a prisão muitas vezes passam meses e anos em condições horríveis. Os membros da família muitas vezes não têm acesso aos seus entes queridos presos, ou muitas vezes nem sabem onde estão sendo mantidos.  

Na Eritreia, embora qualquer pessoa que for descoberta frequentando uma igreja doméstica secreta provavelmente seja presa, os homens cristãos são mais propensos a espancamentos, trabalho forçado e até mesmo morte.

Faces da Perseguição

O segundo episódio da segunda temporada série Faces da Perseguição, que foi ao ar na semana passada, conta a história de um desses cristãos.

Gideon foi preso e espancado. A razão: descobriram a Bíblia que ele levou para a prisão. Gravemente ferido, ele desmaiou e foi dado como morto. Os soldados lhe prometeram analgésicos se ele renunciasse à fé. Mas algo aconteceu e, de repente, toda dor desapareceu.

A série exclusiva da Portas Abertas, Faces da Perseguição, traz histórias de cristãos perseguidos de países como Nigéria, Irã, Coreia do Norte, Síria e outros.

O episódio vai ao ar amanhã (20) e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube da Portas Abertas. Para assistir os episódios antecipadamente, cadastre-se na página do Faces da Perseguição.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.