A vitória do Partido Bharatiya Janata (BJP) no principal Estado da Índia é uma “luz verde” para os nacionalistas hindus aumentarem a violência e perseguição contra os cristãos

Heena*, parceira da Portas Abertas na Índia alertou que a vitória do BJP em Uttar Pradesh seria vista como um sinal verde para as atrocidades contra os cristãos. “Os cristãos que já estavam com medo de ataques estão ainda mais aterrorizados agora. A vitória e o fortalecimento do BJP em Uttar Pradesh mostram como eles são bem-sucedidos em polarizar um estado hinduísta extremamente poderoso”, explica

Durante o mês passado, cidadãos de Uttar Pradesh, Uttarakhand, Punjab, Manipur e Goa foram às urnas para eleger um novo governo. Com mais de 150 milhões de pessoas registradas para votar em Uttar Pradesh, o estado – se fosse um país – seria a quinta nação mais populosa do mundo.

Segundo a Portas Abertas, a vitória do ministro-chefe Yogi Adityanath em Uttar Pradesh para um segundo mandato é um sério golpe nas esperanças de cristãos e muçulmanos em todo o país. “Ele é conhecido por incentivar a violência contra cristãos e outras minorias religiosas e sua vitória é efetivamente um voto a favor do nacionalismo hindu linha-dura”, afirma a organização que apoia mais de 360 milhões de cristãos perseguidos pelo mundo. Só na Índia, são contados cerca de 69 milhões de cristãos.

A noção de que para ser indiano você deve ser hindu é perigosa e potencialmente mortal para os cristãos. Essa ideologia populista é contrária à atual constituição da Índia, que afirma a liberdade religiosa e a conversão ao cristianismo.

Como Uttar Pradesh é considerado um estado-guia, o resultado reforçará as esperanças do BJP de vencer a próxima eleição parlamentar do país, prevista para 2024.

Mas a violência e a intolerância contra cristãos e outras minorias religiosas aumentaram dramaticamente desde que o primeiro-ministro Narendra Modi chegou ao poder em 2014.

Outro parceiro da Portas Abertas de Uttar Pradesh, que pediu para permanecer anônimo, disse: “Os últimos cinco anos foram cheios de luta. Várias notícias falsas foram apresentados contra líderes cristãos acusando-os injustamente de conversões forçadas. Inicialmente, eram apenas os níveis mais baixos da burocracia que apoiavam a perseguição. No entanto, nos últimos anos, até mesmo policiais de alto escalão foram vistos tomando partido de nacionalistas hindus radicais”, disse o parceiro.

Segundo ele, a justiça para os cristãos foi comprometida em todos os lugares – mesmo no judiciário, onde a fiança é adiada e as audiências também são adiadas desnecessariamente, mantendo cristãos presos de forma injusta. “Agora que o BJP venceu em Uttar Pradesh, essa tendência aumentará e os casos de perseguição patrocinada pelo Estado crescerão vertiginosamente” prevê o cristão.

A vitória do BJP confirma que a Índia está pronta para se tornar uma nação hindu. Os preparativos para isso já estavam em andamento, mas eles vão acelerar agora.

Perseguição a cristãos na Índia

A Índia é o 10º país na Lista Mundial da Perseguição 2022, documento produzido anualmente pela Portas Aberta, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.  

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais para fortalecer a igreja na Índia provendo Bíblias, ajuda emergencial, treinamento bíblico e discipulado, treinamento de subsistência e projetos de geração de renda. 

Treinamento para pastores e líderes

Um dos projetos da organização no país é do treinamento para pastores e líderes, a fim de fortalecer as lideranças com seminários de preparação para a perseguição. Dessa forma, estarão preparados para fazer o evangelho avançar e poderão caminhar com outras pessoas que enfrentam hostilidade por causa de Jesus. Acesse o link da campanha para saber mais sobre a perseguição na índia e como ajudar os cristãos perseguidos nesse país.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.