Com a pandemia da COVID-19, os treinamentos passaram a ser online

Fonte: Portas Abertas

Desde o início da pandemia da COVID-19, no ano passado, os parceiros locais da Portas Abertas no Laos têm ministrado treinamentos para os aldeões. Poucos deles puderam ser realizados de maneira presencial e muitos passaram a ser online. Com o aumento dos casos de COVID-19 no país recentemente e os bloqueios mais rigorosos impostos pelo governo em várias áreas, os parceiros optaram por continuar apenas com os treinamentos online, mesmo que isso signifique mais desafios técnicos. 

 
Boun*, um dos participantes, diz: “Espero que esta não seja a última vez que servimos ao Senhor juntos, mas apenas o começo. Aprendi muito, especialmente em me alegrar como uma resposta bíblica em tempos de perseguiçãov. Boun é um pastor do Norte do Laos que foi preso na fronteira do Vietnã por servir a Cristo. Ele foi detido por alguns dias e a polícia disse para ele parar o trabalho. Ele foi então preso várias vezes depois e chegou a ficar 6 meses preso — o maior tempo que passou na prisão. Após 6 meses de prisão, ele começou seu “ministério de cura”, em que ora por cura e milagres para os doentes. 

 
David*, um dos treinadores, compartilha: “É a primeira vez que faço um treinamento online com participantes não reunidos em uma sala. A conexão com a internet, ter um laptop funcional ou um bom celular foram grandes desafios. Eu normalmente treino pessoas mais jovens ou líderes jovens, esta é a primeira vez que estou treinando pessoas mais velhas de maneira online. Eles são os únicos que passaram por perseguição, enquanto eu sou um cristão jovem de um país mais livre ensinando-os sobre perseguição. Foi inspirador vê-los ouvir e participar”.  

 
O treinamento Permanecendo Firme Através da Tempestade (PFAT) é projetado e contextualizado pela Portas Abertas. No curso, os cristãos são conscientizados da perseguição relacionada à fé e são ensinados a responder de maneira bíblica à perseguição e ao sofrimento. O PFAT é um treinamento modular destinado a pastores e líderes da igreja que devem treinar outros depois de completar o treinamento. 

 
*Nomes alterados por segurança.

 
Pedidos de oração 

  • Agradeça a Deus pela realização do treinamento, que ajuda mais cristãos no Laos a responderem à perseguição de maneira bíblica. 
  • Ore para conexões de internet estáveis para os participantes e os treinadores, e para que os treinamentos sejam realizados sem dificuldades. 
  • Interceda por sabedoria e criatividade de Deus para os treinadores, e por paciência e compreensão para os participantes. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.