A sentença de morte foi dada por um tribunal militar

Fonte: Portas Abertas

Somália luta contra o extremismo islâmico há mais de uma década. Para tentar conter a onda de violência, o estado semi-autônomo de Puntlândia executou 21 combatentes do grupo Al-Shabaab. A sentença de fuzilamento dos extremistas islâmicos foi dada por um tribunal militar em Galkayo.

De acordo com a rádio estatal, 18 homens condenados assassinaram e participaram de atentados a bomba por mais de uma década. No momento da execução, o grupo extremista atacou a cidade de Wisil, na região de Mudug, e as vítimas foram alguns soldados.

Não é a primeira vez que um estado condena jihadistas à morte, mas esse é considerado o maior em execuções de soldados do Al-Shabaab em Puntlândia. As autoridades do estado também prometeram punir os cidadãos que forem descobertos ajudando o grupo nos ataques.

O Al-Shabaab controla boa parte do sul e centro do país e arrecada mais dinheiro que o governo da Somália, garantiu o Instituto Hiraal, que trabalha no enfrentamento da insegurança em países do Chifre da África.

A Somália é o 3º país da Lista Mundial da Perseguição 2021, e a opressão islâmica é um dos principais responsáveis pela hostilidade aos cristãos. Por isso, admitir publicamente a fé é muito difícil e pode resultar em assédio, intimidação e até morte. Os ex-muçulmanos são considerados como “alvos preciosos” pelos jihadistas, eles são executados no mesmo momento que identificados como “infiéis”.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Somália? 

A Portas Abertas apoia os cristãos por meio de discipulado, distribuição de literatura cristã e Bíblias, e desenvolvimento socioeconômico, além de promover a transmissão de programas de rádio cristãos para o país. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para os projetos da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos. Doando para esta campanha, sua ajuda vai para locais onde a necessidade é mais urgente. 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.