O Dia Internacional de Oração pelos cristãos da Argélia marca um ano do fechamento das maiores comunidades cristãs do país

Um grupo de igrejas na Argélia estabeleceu o dia 18 de outubro como o Dia Internacional de Oração pelos cristãos do país.

A data relembra o primeiro aniversário do fechamento das duas maiores comunidades cristãs do país, em Tizi-Ouzou e Makouda em 2019. Na ocasião, muitos cristãos foram retirados dos prédios à força  e presos.

Em agosto de 2020, um pedido para reabrir as igrejas foi rejeitado pelo tribunal administrativo em Tizi-Ouzou. A decisão foi baseada na lei de 2006, que prevê a necessidade de uma permissão para que templos não-muçulmanos funcionem. A comissão responsável por gerenciar esses pedidos não está operando e não concedeu a permissão a nenhuma igreja solicitante até agora. Sendo assim, as igrejas começaram a alugar prédios e informar as autoridades locais sobre os propósitos dos deles. 

No ano passado, o governo instruiu aos funcionários que reprimissem severamente as igrejas “rebeldes” do país. Até agora, 13 igrejas permanecem fechadas. A Portas Aberta noticiou o fechamento dos prédios, pediu aos governantes que reabrissem as igrejas fechadas e que retirassem as acusações contra elas. Além disso, solicitou também que a comissão responsável por emitir a autorização de funcionamento retorne as operações e administre os pedidos pendentes, de forma eficiente e justa.

Ore pelos cristãos na Argélia

A Argélia ocupa a 17ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. 

Um dos principais pedidos e a maior necessidade dos cristãos perseguidos, é oração. É assim que podemos encorajar nossos irmãos que compartilham da nossa fé, mas não da nossa liberdade. Por isso, no domingo, dia 18, separe um momento em  família, em comunidade ou mesmo sozinho para orar pelos cristãos perseguidos na Argélia. 

Pedidos de oração

  • Interceda por todas as igrejas do país, para que possam ser reabertas e continuem compartilhando a palavra de Deus.
  • Clame para que os governantes da Argélia, sobretudo a comissão, tenham sabedoria e compromisso com a justiça na tomada de decisões em relação aos cristãos.
  • Peça que Deus fortaleça os cristãos e que eles sejam cheios de coragem e amor para testemunhar o amor de Jesus.