Missão Portas Abertas divulga novo ranking de perseguição

Apesar da diferença de metodologia, os índices de perseguição no mundo divulgados pela Missão Portas Abertas (evangélica) são muito parecidos com os publicados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (católica).

Publicadas com uma semana de diferença, ambos concordam que 2017 testemunhou um aumento na perseguição e morte de cristãos exclusivamente por causa de sua fé. A Lista Mundial da Perseguição 2018 da Portas Abertas foi divulgada nesta quarta-feira (10).

Como faz todo ano, a missão avalia a situação da perseguição religiosa em todo o mundo e estabelece um ranking dos países onde viver a fé cristã é mais arriscado. Os números contabilizados para 2017 apontam 3066 cristãos assassinados e 793 igrejas ou propriedades de igrejas atacadas. Ao contrário de outros levantamentos, a Portas Abertas não leva em consideração os casos onde existem questões raciais, étnicas ou políticas envolvidas.

Em comparação com o levantamento de 2016, o número de mortes cresceu mais de 150%, embora tenha diminuído em relação a 2015, quando o Estado Islâmico tinha o controle de grandes extensões territoriais.

Entre os 10 primeiros, 9 são nações islâmicas. Os norte-coreanos ocupam o alto da tabela pelo 17º ano consecutivo.

De modo geral, há pouca diferença em relação aos levantamentos anteriores, com um destaque negativo para a Líbia, nação com maior crescimento nos casos de perseguição. Outros países que tiveram aumentos significativos no último ano são Egito e Turquia.

As novidades na lista dos 50 países com maior perseguição de 2018 são Nepal e Azerbaijão. Chama atenção o crescimento no último ano da Rússia, que aprovou leis restritivas à evangelização. O país ocupa o 54º lugar no levantamento, na seção “países que merecem atenção”, onde também está Cuba (56º).

Mortes na Europa

Um diferencial para este ano foi que Portas Abertas contou com a colaboração do Observatório da Intolerância e Discriminação contra os Cristãos na Europa. Eles analisaram os atos violentos sofridos pelos cristãos ou pelas igrejas e instituições cristãs no continente europeu.

Surpreendentemente, foram registrados 101 ataques (profanação, vandalismo e incêndio criminoso) em igrejas e outros edifícios cristãos. Destes, 41 ataques foram registrados na França e 30 na Espanha. Os únicos dois casos de mortes de cristãos apenas por sua fé no continente foram registrados na Alemanha. Com informações de Puertas Abiertas e Protestante Digital

Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.