Neste domingo, 18 de agosto, igrejas de todo o país e de diferentes denominações se unem no Dia Nacional de Oração pelas minorias religiosas na Índia

Fonte: portasabertas

O Dia Nacional de Oração, comemorado hoje na Índia, é organizado pela terceira vez pela Comunidade Evangélica da Índia (EFI, da sigla em inglês). O evento sempre é realizado no domingo mais próximo do Dia da Independência da Índia, 15 de agosto. Ano passado, mais de 30 mil igrejas locais se uniram à oração pelo país, seus líderes e cidadãos. O secretário-geral da EFI, Vijayesh Lal, afirma: “O estado da nossa nação e os desafios que enfrenta, nos compele a buscar a face do Deus Todo-poderoso e a orar por suas incessantes bênçãos sobre a Índia”.

Este Dia Nacional de Oração vem em um tempo de ansiedade sobre o futuro da Caxemira, uma área em disputa no enclave das fronteiras entre China, Paquistão e Índia. No começo deste mês, o governo da Índia, controlado pelo BJP, cancelou o status de proteção da Caxemira, o qual permitia à região governar a si mesma até certo ponto e foi um dos valores instituídos na Constituição da Índia.

O BJP, partido nacionalista hindu que governa o país, revogou o artigo da Constituição relativo à autonomia da Caxemira. Tal atitude pôs a região em estado de sítio, onde ninguém pode entrar ou sair e deixou a população local em situação de incerteza quanto ao futuro – o que atinge também os cristãos entre eles.

O diretor de advocacy da Portas Abertas no Reino Unido, Matthew Rees, afirma: “Essas tensões na Caxemira são muito preocupantes para as minorias religiosas em toda a Índia e, principalmente, para os moradores locais. Isso inclui a população cristã, em grande parte formada por cristãos ex-muçulmanos, que já experimentam muita pressão da comunidade”.

Lei anticonversão em nível nacional

Enquanto isso, um veículo de mídia local sugere que o governo da Índia está considerando propor uma lei anticonversão ao parlamento. O objetivo seria impedir qualquer conversão religiosa em nível nacional. A Constituição da Índia garante liberdade de religião e para que a lei seja aprovada são necessários dois terços de votos a favor no parlamento. No entanto, em oito estados indianos já vigora a lei anticonversão, que tem sido usada para marginalizar comunidades religiosas. Violência contra cristãos nesses estados é significativamente mais proeminente do que nos estados sem essa lei.

É no meio desses desafios que vem o chamado à oração, pois “Deus ama a nação da Índia e está trabalhando nela”, como afirma o pastor Lal. Ele continua: “A igreja foi chamada a orar e trabalhar por paz, prosperidade e estabilidade da nação”. Cristãos do mundo inteiro podem se unir ao Dia Nacional de Oração pela Índia. Junte-se você também a esse clamor. Compartilhe sobre o 10º país da Lista Mundial da Perseguição 2019 com sua família, amigos e igreja e intercedam pela Índia.

Campanha Global Índia
Além de orar, você pode contribuir para que cristãos perseguidos na Índia sejam assistidos. O objetivo é que equipes de resposta rápida sejam enviadas para socorrer e apoiar as vítimas de perseguição, sobretudo quando essa acontece em vilarejos remotos das áreas rurais. Com uma doação, você mostra aos cristãos indianos que eles não estão sozinhos. Faça mais por eles!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.