Alcançados pela graça de Deus, ex-combatentes pregam o evangelho da paz em zonas de conflito, apesar da perseguição 

Em notícia anterior, falamos sobre os pastores Fidel e Omar da Colômbia, que fazem parte do projeto Ananias, iniciado em 2006 com 30 ex-guerrilheiros e ex-paramilitares das regiões mais violentas do país. Sentados em um pedaço de madeira, eles compartilham sobre as experiências de suas respectivas igrejas e a difícil situação que enfrentam por causa de grupos armados ilegais.

Nos últimos dois anos, as igrejas do norte e sudeste da Colômbia têm enfrentado constantes ameaças e restrições. Apesar disso, Fidel e Omar avançam na pregação do evangelho sem medo, porque, como ex-combatentes, conhecem muito bem as estratégias usadas por grupos violentos para tentar silenciar a voz da igreja.

Este ano a perseguição e violência contra a igreja foi alarmante, assim como massacres e sequestros de civis. “Foi mais que oportuno o momento de semear a paz no país. A igreja estava sendo perseguida com grande intensidade e era tempo de pregar o evangelho àqueles que renderam suas armas com essa mesma intensidade”, diz um líder da Portas Abertas na Colômbia.

Em 2018, a organização produziu um novo recurso para trabalhar com ex-combatentes. Este ano, 430 líderes foram treinados com esse novo material. O plano é treinar 8.100 pessoas até 2020 nas regiões que registram a maior perseguição religiosa. Com cicatrizes da guerra na pele, mas com a paz de Cristo no coração, os pastores Omar e Fidel se preparam para multiplicar em suas regiões o conhecimento adquirido.

Com um sorriso, esperança no olhar e uma Bíblia gasta nas mãos, pastor Omar diz: “Para mim é uma grande alegria olhar para meu passado e ver como Deus me deu um futuro, uma família e uma causa pela qual viver. Eu jamais poderia imaginar dividir o mesmo espaço com guerrilheiros e muito menos, por causa do evangelho; mas hoje, pela graça de Cristo, eu não sou mais um paramilitar e meu irmão Fidel um guerrilheiro. Hoje somos apenas duas pessoas que querem pregar o evangelho, perdoar e sermos perdoados”.

 

Fonte: https://www.portasabertas.org.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.