Esta é a terceira morte de uma série de ataques a cristãos neste ano
A igreja centro-africana está em choque com a morte de Firmin Gbagoua, de 52 anos, na última sexta, em Bambari. Um grupo de assaltantes invadiu a igreja pedindo dinheiro, mas como Firmin não tinha, pediu aos homens que o acompanhassem ao seu quarto para pegar o que quisessem. O objetivo era preservar a vida de outras pessoas que estavam na igreja. Foram ouvidos gritos, seguidos por um tiro. Quando outro cristão chegou ao quarto, Firmin estava ferido e foi levado rapidamente para o hospital. Apesar dos esforços da equipe médica, irmão Firmin não sobreviveu.
Ele atuava na linha de frente nos esforços inter-religiosos entre cristãos e muçulmanos. Muitos afirmam que esse compromisso lhe gerou inimigos. “É impossível descrever essa morte como um acidente ou um simples roubo que saiu errado”, comentou uma cristã local. Essa morte é a última de uma série de ataques direcionados a cristãos na República Centro-Africana.
Em maio, Albert Tougoumalé Baba, de 71 anos, foi morto quando homens armados invadiram uma igreja em Bangui. Dois meses antes, homens atacaram a vila de Séko e mataram Désiré Angbabata. No começo do ano, Alain Blaise Bissialo, da cidade de Bangassou, foi ferido gravemente e deixado para morrer. Ele sobreviveu e agora está se recuperando na França.
A liderança cristã pede que toda a comunidade permaneça calma e em orações, para que não haja divisão na nação entre cristãos e muçulmanos. Ore pela segurança dos demais líderes cristãos e para que a igreja possa ser fortalecida nos momentos de perda. Peça também pelas famílias dos cristãos mortos, para que o Senhor console os corações.
REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA
- Fonte de Perseguição: Opressão islâmica
- Capital Bangui
- Região África Subsaariana
- Lider Faustin-Archange Touadera
- Governo Em transição
- Religião Cristianismo Ortodoxo, islamismo, tradições nativas
- Pontuação 61
POPULAÇÃO
5.0 MILHÕES
POPULAÇÃO CRISTÃ
3.7 MILHÕES
Fonte: https://www.portasabertas.org.br
Deixe um comentário