Cristãos estão vulneráveis não apenas à perseguição, mas também ao Coronavírus

Fonte: portasabertas

Quando a guerra na Síria entra no seu nono ano, sua população teme a aproximação de outro inimigo: o vírus Covid-19

“Durante anos, muitos sírios não conseguiram se alimentar de forma saudável e os médicos viram como isso tornou as pessoas mais vulneráveis às doenças sazonais”, diz um parceiro da Portas Abertas no país. “Nesta situação, as pessoas são muito vulneráveis a adoecer e pegar o Coronavírus”.

O conflito afetou gravemente o sistema de saúde, incluindo as clínicas e hospitais do país, e os equipamentos de teste são escassos. A situação nos campos de refugiados, onde grande parte da população é cristã, é particularmente preocupante devido à água potável, saneamento e higiene abaixo do padrão.

Ao longo dos anos, milhões de pessoas fugiram do país; a maioria dos que permanecem são idosos. Por causa do trauma da guerra, muitos desenvolveram problemas cardíacos, diabetes ou pressão alta. Isso os torna ainda mais vulneráveis a pegar o vírus, e a escassez de parentes e profissionais de saúde pode deixar aqueles que adoecem abandonados, sem que ninguém cuide deles.

A situação é semelhante no vizinho Iraque. Anos de guerra e violência deixaram as pessoas vulneráveis. Mas um toque de recolher imposto em Bagdá nesta semana para tentar impedir a propagação do vírus foi o mais “severo e pesado” que o país já viu, mesmo em tempos de guerra, disse o bispo caldeu Shlemon Audish Warduni.

“Existe uma atmosfera de angústia, as pessoas têm medo e, por esse motivo, é essencial tentar instilar coragem, especialmente agora que veem as igrejas, mesquitas e escolas fechadas”, afirmou.

A Portas Abertas continua a apoiar os cristãos através de seus parceiros locais nos dois países e nos mais de 70 em que atua com apoio aos cristãos perseguidos.

História da Imagem

Essa farmácia de Aleppo, na Síria foi fechada pela guerra. Em 2017, ela foi reaberta com ajuda da Portas Abertas e atende à população com preços populares. Além disso, ela serve de estágio e ensino a jovens estudantes de farmácia. Hoje, em tempos de Coronavírus, a farmácia tem sido um dos pontos principais da cidade para fornecimento de medicamentos, de uma palavra de conforto e oração.

Ore pela Síria

  • Pelas instalações que testam pessoas quando entram no país, para impedir que o vírus ‘viaje’ para dentro e através da Síria.
  • Pelos muitos sírios nos campos de refugiados dentro e fora do país, bem como aqueles que estão dispersos entre a fronteira turca e grega.

Saiba mais e se envolva

Para saber mais sobre a Síria, Iraque e os demais países da Lista Mundial da Perseguição 2020, acesse www.portasabertas.org.br

Para ajudar aos cristãos perseguidos nesses países, você pode fazer uma única doação e receber a Revista Portas Abertas. A doação vai para os projetos que a Portas Abertas mantém nesses países, e você recebe 12 edições da revista para se informar e se envolver ainda mais com a Igreja Perseguida. Acesse o link e saiba como participar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.