Cristãos presos por amor a Jesus serão lembrados por mais de 12 milhões de cristãos brasileiros

No próximo domingo, 30, mais de 12 mil igrejas estarão participando do maior movimento nacional de oração pelos irmãos e irmãs presos por causa de Jesus, o   Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2021 . Todos os 27 estados brasileiros estão representados por mais de 12 milhões de cristãos que assumiram o compromisso de interceder pelos irmãos e irmãs perseguidos ao redor do mundo.

Desde o lançamento do DIP 2021, os líderes das igrejas participantes estão recebendo materiais informativos sobre a situação dos cristãos presos em países como Coreia do NorteEritreia e Irã. Por isso, chegou a hora de lutar em oração para que nossos irmãos sejam fortalecidos, encorajados e libertos das prisões.

Por que orar pelos cristãos presos?

Mais de 340 milhões de cristãos espalhados pelo mundo estão sujeitos a pressão e violência por seguirem a Jesus. A detenção é uma forma de impedi-los de propagar o evangelho, intimidar e punir os cristãos por serem conforme a imagem de Jesus onde estão.

No Irã, os seguidores de Jesus são julgados e condenados a longas penas por liderarem ou participarem de igrejas domésticas. Já na Eritreia, nossos irmãos e irmãs são presos sem direito a julgamento e ficam confinados em túneis subterrâneos ou em contêineres, sujeitos às temperaturas extremas, falta de comida e de banheiros.

Na Coreia do Norte, quando um cristão descoberto não é morto instantaneamente, é comum que seja torturado até confessar a fé em Cristo. Ele também é levado para campos de trabalho forçado, onde vivem miseravelmente e trabalham até a morte.

Quais os dados sobre os cristãos presos na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021?

De acordo com os dados da LMP 2021, 4.277 cristãos foram detidos ou condenados por causa da fé, entre outubro de 2019 e setembro de 2020. A maioria deles, 55%, foram detidos em prisões asiáticas e 43% foram presos na África. Os cinco países que mais prendem os cristãos são China, Eritreia, Irã, Coreia do Norte e Paquistão.

O DIP 2021 acontece mesmo durante a pandemia de COVID-19?

Assim como em 2020, muitas igrejas realizarão o DIP 2021 apesar da COVID-19 e das medidas de distanciamento. Por isso, muitos cristãos brasileiros se reunirão via internet e clamarão em uma só voz e coração pelos cristãos presos. Pensando nessa oportunidade, a Portas Abertas adaptou os materiais de apoio para meios digitais para melhorar a experiência dos parceiros que estão organizando os eventos virtuais.  

Participe do DIP 2021

Não importa se o DIP 2021 será via internet ou presencial, nós contamos com o apoio das igrejas em todo Brasil para intercedermos pelos cristãos presos por amor a Jesus. Mas também há como doar e levar alimento, cuidado pastoral e advocacy (mobilização de setores influentes da sociedade na defesa dessa causa). Seja a resposta da oração de um cristão preso.