IRMÃO EDSON – UM MISSIONÁRIO

Por: Arnaldo Franchin

A CONVERSÃO

José Edson dos Santos nasceu em Gravatá, Pernambuco em 09/06/1981. Converteu-se, dezesseis anos atrás, em uma pequena Igreja na cidade de Itapevi. Apesar de já ter assistido a alguns cultos levado pela sua esposa à época, nunca se decidiu. Contudo, sempre que passava à porta da Igreja o pastor o convidava para entrar. Em um desses convites, assistiu a uma reunião e quando percebeu já estava congregando.

Após deixar Itapevi, veio para São Paulo e começou a Congregar na Igreja Assembleia de Deus da Rua Waldemar Martins. Naquela Igreja foi bastante ajudado pela irmã Miriam. Por conta da distância de sua residência a irmã o levou para a Igreja da Vila Espanhola, nossa Igreja Sede da qual é membro até hoje. O irmão Edson tem a convicção de que foi JESUS quem escolheu o Ministério Casa Verde Alta para ele congregar. “O meu chamado é no Ministério Casa Verde Alta”.   Isso há treze anos.

Frente da Igreja Assembléia de Deus da Casa Verde Alta-Sede Foto: Lucas Franchin

MISSÕES – O INÍCIO

Há cerca de quatro anos foi criado na Igreja pelo Pastor Brunelli Junior a Secretaria Internacional de Missões das Assembléias de Deus – SIMAD.

Logo Secretária Internacional de Missões das Assembléias de Deus – SIMAD

O irmão Edson então se engajou neste trabalho, ciente do chamado que Deus tinha para ele, no início com o irmão Danilo. Uma de suas primeiras experiências foi viajar ao Mato Grosso e conhecer tribos indígenas quando a convicção do irmão apenas se solidificou.

Foto Arquivo Pessoal
Foto Arquivo Pessoal

O irmão Edson ressalta que no início o mais difícil foi a parte financeira, afinal em tudo que fazemos precisamos de recursos. Após algumas viagens às Tribos indígenas e com imensas dificuldades de manter a Obra Missionária, o irmão comunica a Igreja que estava praticamente desistindo de voltar ao Mato Grosso. Foi quando, com a união da Igreja, incluindo as Congregações do Ministério, houve o socorro financeiro para a Obra Missionária e esta pôde continuar.

O COMEÇO NA PRAÇA DA SÉ – A “SOBRA” ABENÇOADA

Após o retorno de uma viagem as Tribos indígenas no Mato Grosso, “sobrou” quatrocentos reais. Deus falou com o irmão Edson: “Comece o trabalho na Praça da Sé”. Com este recurso e mais recursos dos irmãos da equipe que o irmão reuniu na Igreja Sede em torno desta Obra, conseguiram fazer duzentas e cinquenta marmitas. Atualmente são quatrocentas refeições levadas toda terça-feira para as pessoas em situação de rua. O preparo é feito por irmãs e irmãos na cozinha da Igreja Sede e uma grande equipe leva comida e também alimento Espiritual aos sedentos de Jesus. A Igreja cumprindo o IDE.

Praça da Sé Foto: do Facebook do Presb. José Edson
Esse encontro na Praça da Sé foi muito especial em minha vida. Foto: Arquivo Pessoal

O irmão ressalta a ajuda do Ministério e também de doações de Supermercados, Comerciantes, empresários e entidades para a manutenção desta Obra.

A SEPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO

Todo Obreiro do Senhor, é também um ser humano. O irmão Edson relata que num momento espiritual difícil ficou a ponto de sair da Igreja. Decidido a abandonar a vida cristã, se lembrou que havia prometido ao Pastor Brunelli que iria a uma Reunião de Obreiros. Cumpridor de sua palavra assentou no seu coração: “Depois da reunião, não volto mais para a Igreja”.Naquele dia o Senhor o separou ao Diaconato. Deus me resgatou mais uma vez”. Ato contínuo o Pastor Brunelli designou o irmão Edson a auxiliar o Pastor Jardim na Igreja do Jardim Santa Cruz, onde ficou por cinco anos.

Assembléia de Deus Casa Verde Alta Jardim Santa Cruz Foto: Arquivo pessoal

Após este período retornou para a Igreja Sede, onde depois de  um ano foi separado ao Presbitério onde faz a Obra Missionária.

Da esquerda para direita: Pr. Marcos Aurelio, Pr Brunelli Junior, Pr. João Marcos e Presb. Edson Foto: AD Casa Verde Alta
Da esquerda para direita: Pr. Brunelli Junior e Presb. Edson Foto: AD Casa Verde Alta
Da esquerda para direita: Presbítero Edson, Presbítero Claudio e Pr Norival Junior Foto: AD Casa Verde Alta