Os convertidos a Cristo são pressionados pela família e comunidade em Bangladesh, onde a identidade tribal também causa perseguição

Fonte:ortasabertas

Opressão islâmica, nacionalismo religioso e antagonismo étnico são os três tipos de perseguição predominantes em Bangladesh, país de maioria muçulmana no Sudeste Asiático. O primeiro, opressão islâmica, atinge todos os cristãos de Bangladesh, embora o país seja tanto secular quanto islâmico, segundo a constituição. A família e a comunidade são fontes de perseguição e monitoram as atividades dos convertidos (especialmente em áreas rurais), o que restringe a vida diária dos mesmos mais intensamente do que a ação de grupos radicais.

Um exemplo do segundo tipo de perseguição, nacionalismo religioso: em Bangladesh o número de budistas é o dobro que o de cristãos. Os budistas estão mais concentrados entre os grupos tribais de Chittagong Hill Tracts, na fronteira com Índia e Mianmar. Entre esses povos, o mais conhecido é o povo chakma. Nos últimos anos, um grande número de chakmas se converteu a Cristo. Isso tem feito com que líderes tribais budistas pressionem mais os cristãos. A pressão não vem somente da família, amigos e comunidade, mas também de budistas radicais que têm o objetivo de fortalecer o budismo entre os grupos tribais. A região se tornou ainda mais volátil com a entrada de refugiados rohingya (cerca de 770 mil), vindos de Mianmar.

O nacionalismo religioso está misturado com o antagonismo étnico. Isso significa que um novo convertido que vem de um contexto tribal é forçado a seguir as normas e valores ancestrais de seu povo, sejam eles religiosos ou não. Essa é uma realidade para povos como os chakma, tripura e marma. Os cristãos também podem ser alvos de radicais islâmicos porque são vistos como aliados do governo, pois preferem reter o secularismo do país de acordo com a constituição.

O perigo da islamização

Em janeiro de 2017, o governo decidiu tornar os livros didáticos mais condizentes com os grupos islâmicos conservadores. Os livros agora veem com a letra “o” (de “orna”, véu usado pelas meninas no começo da puberdade) e que descreve uma menina muçulmana devota. Outros livros mudaram os nomes que soavam como hindus ou cristãos. O governo também baniu os capítulos sobre a jihad (guerra santa) dos livros didáticos do Ensino Fundamental 2. Em maio de 2018, a Liga Awami, no poder, recebeu um bilhão de dólares da Arábia Saudita para construir 560 mesquitas em todo o país.

Um dos grandes desafios que Bangladesh enfrenta vem do sistema de madrassas (escolas islâmicas), seja o número de 22 mil (oficial) ou de 70 mil (segundo estimativas). Nas madrassas oficialmente registradas, ao menos 2 milhões de alunos são treinados, embora esse número possa chegar a 4 milhões, contando-se as não registradas. Assim como no Paquistão, essas madrassas são como “chocadeiras” para treinar estudantes no ódio e na violência, como se tornou evidente pelo fato de nove dos responsáveis pelo ataque em Daca, em julho de 2016, serem alunos de madrassas.

República Popular de Bangladesh

 REPÚBLICA POPULAR DE BANGLADESH

  • Tipo de Perseguição: Opressão islâmica
  • Capital Daca
  • Região Sudeste Asiático
  • Líder Abdul Hamid
  • Governo República parlamentarista
  • Religião Islamismo, hinduísmo
  • Pontuação 58

POPULAÇÃO
166.4 MILHÕES

POPULAÇÃO CRISTÃ
869.0 MIL

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.