A ação, que está em sua quarta edição, foi realizada pela Igreja Batista Central de Fortaleza.

No noite de Natal, as famílias cristãs se reúnem para uma ceia especial, como é de costume no Brasil e em outros países. Mas, infelizmente há muitos que não podem ter esse momento tão especial. As pessoas em situação de rua, por exemplo. Somente na Praça do Ferreira, localizada no centro de Fortaleza (CE) são mais de 250 que dormem em caixas de papelão.

É o caso de Rogério Pinto Nascimento, 42 que tem o costume de se reunir com a família para a ceia de natalina, há 25 anos. Mas essa prática se perdeu quando ele passou a “morar” na rua, desde 2015. Mas, no último sábado (24) ele pôde experimentar mais uma vez esse momento. Graças a iniciativa da Igreja Batista Central (IBC) de Fortaleza. O homem ceou com mais de 500 voluntários que se dispuseram para ajudar na iniciativa.

Esta foi a 4ª edição do projeto “Ceia Natal”, no Centro, promovido pela Igreja Batista Central. “É uma atitude muito linda. Muita gente que está aqui hoje abriu mão de estar com as suas famílias para cear com a gente. Eles dizem que é uma forma de demonstrar amor por nós e também a Deus. E eu acredito”, colocou Rogério, em entrevista para o Jornal O POVO.

(Foto: Mateus Dantas / O POVO)

Alimento e Oportunidades

Além de farta refeição servida em mesas e das atividades recreativas para as crianças, a noite foi abrilhantada com a apresentação de musicais. Para além disso, as pessoas em situação de rua receberam oportunidades de recomeço. Em conversas com os voluntários, que também sentaram à mesa e cearam junto com os moradores, vagas em abrigos e clínicas de recuperação para dependentes químicos foram disponibilizadas aos que queriam uma saída.

Fellipe Sousa, 24 é o organizador da ceia. O estudante de psicologia conta sobre a estratégia: “A gente não divulga que vai oferecer essas vagas. Enquanto conversamos, identificamos quem demonstra interesse e encaminhamos. Nosso objetivo não é tirar ninguém daqui por impulso. E sentar à mesa, para além dessa conversa, é uma forma de não apenas presentear com a refeição, mas de estar presente. Viemos passar o Natal com eles, não apenas servir”.

Ele ainda ressalta que nos últimos três anos, cerca de 30 pessoas foram retiradas das ruas. Ao todo foi preparado praticamente meia tonelada de alimentos, arrecadados em campanha da própria igreja por meio das redes sociais. A comida foi posta à mesa por volta das 20 horas. A ceia se estendeu até às 22h30min, supervisionada por policiais e guardas municipais.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO O POVO

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.