SÍRIA

Exército sírio retoma última cidade base dos extremistas, Abu Camal

Nesta quinta-feira (9), o exército sírio declarou vitória sobre o Estado Islâmico (EI). O último reduto jihadista foi retomado. “As unidades das nossas Forças Armadas, em cooperação com as forças aliadas, libertaram a cidade de Abu Camal”, afirmou o exército do presidente sírio Bashar al-Assad, em um comunicado. A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos confirmou.“A libertação da cidade é muito importante porque sinaliza o colapso geral do projeto da organização terrorista Daesh (EI) na região”, disse o comunicado do comando-geral.

Segundo a agência Reuters, recentemente o exército sírio, ao lado do libanês Hezbollah e outras milícias xiitas, com apoio de Irã e Rússia, recuperou porções de terra do EI. A cidade de Abu Camal, no rio Eufrates, está localizada no leste sírio e faz fronteira com o Iraque. Na quarta-feira (8), durante a batalha, forças do Hezbollah entraram no Iraque e as Forças de Mobilização Popular iraquianas cruzaram para a Síria para ajudar a capturar a cidade, disse um comandante da aliança pró-Damasco.

A ex-capital do EI, Raqqa, foi retomada pelas forças sírias em outubro como resultado de quatro meses de luta. Na ocasião, analistas destacaram que era o fim simbólico do califado. A ONU estima que mais de 400 mil sírios morreram. Milhões se viram obrigados a abandonar suas casas e o país, inclusive cristãos que são um dos alvos do EI. Desde o início do atual conflito na Síria, cerca de 40% dos cristãos deixaram o país.

Não deixe de orar pela igreja na Síria, a sua oração continua sendo muito importante. Junte-se a nós e clame para que essa conquista represente um recomeço de paz para os cristãos sírios.

Você pode fazer ainda mais por eles
Você sabia que pode ajudar os cristãos perseguidos na Síria e no Iraque de uma maneira diferente? A petição Um Milhão de Vozes de Esperança foi criada com o intuito de resgatar a dignidade das vítimas da guerra e da violência. Saiba mais e assine.

Fontes: Reuters, Folha de S.Paulo

Fonte: https://www.portasabertas.org.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.